sábado, 31 de maio de 2008

Os efeitos da carne sobre o organismo


O corpo humano é composto de cerca de 50 trilhões de células vitais, das quais 16 bilhões acham-se no cérebro. As células, normalmente, se renovam a cada momento, e a cada sete anos são substituídas por outras, isto até aos 49 anos de idade. As nossas células são formadas de água e oxigênio, e o núcleo que é denominado de DNA, é composto de açúcar transformado. A partir de 50 anos de vida as células vitais deixam de se reproduzirem. O ser humano, portanto, tem sete períodos celulares, sendo que cada período representa sete anos de vida. O primeiro período é de zero a sete anos, e o último período é de 42 a 49 anos. A partir desse último período celular as células tendem a regredir advindo as rugas, a canseira e o enfado e, em muitos casos, o envelhecimento precoce.

Agora, vem a pergunta: por que envelhecemos tão cedo e vivemos tão pouco tempo? - A Bíblia em Gênesis 5, afirma que os homens que viveram antes do dilúvio atingiam mais de 900 anos de vida, sendo que o campeão de longevidade foi Matusalém, avô de Noé, que viveu 969 anos. Enquanto o período de vida celular do homem moderno é de apenas sete anos, os antediluvianos gozavam de um período celular que correspondia a 100 anos.

Depois dos 700 anos de vida é que apareciam as primeiras rugas no rosto dos antediluvianos. Viver mais de 900 anos realmente parece impossível, à primeira vista, no entanto, as pessoas mais inteligentes aceitam a afirmação da Bíblia, quando levam em consideração que Deus projetou o primeiro homem - Adão - para viver eternamente livre de enfermidades. Tanto Adão quanto os seus descendentes viviam num mundo diferente do atual, sem poluição do ar nem das águas dos rios, sem alimentos cheios de agrotóxicos, sem alimentos industrializados; enfim, os homens daquela época viviam num mundo onde abundavam frutas de toda espécie e variedades e, sobretudo, as condições físicas e biológicas favoreciam a uma longevidade extraordinária, o que não prevaleceu mais depois do dilúvio.

FATORES DE DOENÇA E SOFRIMENTO

Os dias de nossa vida - afirma Davi, em Salmo 90: 10 - sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta. Os nossos avós e bisavós viveram mais de 90 anos, ou seja, 10% do período vivido pelos antediluvianos. Isto era considerado uma grande façanha. Meu avô Januário, pai do meu pai, viveu 105 anos e deixou 27 filhos. O segredo da sua longevidade estava no estilo de vida: ele preferia peixe em lugar de carne vermelha. A carne que ele consumia era retaliada, salgada e exposta ao sol cujo objetivo era eliminar toda a gordura.

Hoje, as pessoas compram a carne vermelha no açougue e, ao invés de retaliar, salgar e levar ao sol coloca na geladeira, onde essa carne é conservada com os seus micróbios, germes e bactérias, além do sangue e a gordura. Essa carne entra num estado de decomposição, apesar de congelada sendo que depois de 24 horas, tanto carne vermelha quanto branca passam a ter uma substância conhecida como "cadaverina" a qual é encontrada em cadáveres em estado de decomposição, ou melhor, em defuntos e em animais mortos e apodrecidos. Com isso, sua geladeira passa a ter os mesmos germes e bactérias encontradas nos sepulcros do cemitério. Comer esse tipo de alimento é fator de enfermidade.

Quem como carne vermelha conservada na geladeira tem um sangue podre. Isto é verificado pelo mau odor que exala das axilas do comilão de carne bovina ou de frango de granja. Associada com as gorduras próprias da carne, a cadaverina é a responsável pelo aparecimento das fezes pútridas, como também, pelo aparecimento das rugas, do reumatismo, da artrite reumatóide, das doenças circulatórias, envolvendo derrames, infartos, hipertensão, erisipela, eczemas, varizes e labirintite.

A carne branca ou vermelha conservada na geladeira contamina a água e os alimentos ali encontrados, os quais ficam repletos de bactérias e micróbios. Faça una experiência para constatar essa verdade: ponha na sua geladeira um peixe ou uma fatia de carne vermelha, com 24 horas toque nos demais alimentos e vasilhas de água, e cheire sua mão; você vai sentir o cheiro de cadáver em estado de decomposição. Seu estômago pode ser um cemitério ambulante se você come esse artigo alimentar próprio dos carnívoros.

HÁBITOS PREJUDICIAIS

Pai ou a mãe que servem carne vermelha ou frango de granja aos seus filhos cometem verdadeiro assassinato. A carne, além de prejudicar a saúde, interfere no crescimento da criança, deixando-a raquítica e anêmica. A gordura da carne entope as veias e artérias do corpo causando danos a saúde, e também, destrói as células T, que são responsáveis pela defesa natural do nosso corpo. Uma vez destruída a célula T, o nosso organismo enfraquece e ficamos com pouca defesa natural e, como conseqüência, aparecem os problemas de saúde, o sofrimento e, finalmente, a morte prematura. É neste sentido que você vai entender o que a Bíblia fala em Isaias 22: 13, que diz: "Porém, é só gozo e alegria que se vêem; matam-se bois, degolam-se ovelhas, come-se carne e toma-se bebida alcoólica, e se diz: Comamos e bebamos, que amanhã morreremos".

Pesquisas desenvolvidas nos Estados Unidos, pela ciência médica, mostram que "O consumo exagerado de carne reduz o período de vida e contribui para a redução dos hormônios do crescimento que são produzidas pelas glândulas situadas sob o cérebro e no pescoço até aos 21 anos de vida. A criança que come carne tem os seus hormônios do crescimento diminuídos, podendo vir a ter raquitismo e até uma espécie de anemia".

Continua a pesquisa: "A partir do momento em que a criança passa a comer carne vermelha, as glândulas do crescimento que são produzidas pelo cerebelo funcionam mal. A mãe que consome carne nos dois primeiros meses de gestação contribui para que seu filho nasça com tendência a raquitismo". Eis a razão porque existem muitas pessoas com baixa estatura, pois comem carne de cadáveres muito cedo, desde o ventre da mãe ou quando ainda crianças.

A CARNE E AS RUGAS

Outra pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde mostra que "O consumo de carne interfere na reprodução das células T, como também das células vitais do corpo humano, ocasionando o envelhecimento precoce”. Os antediluvianos não comiam carne; eram vegetarianos por tradição e, por isso mesmo, não conheceram enfermidades nem sofrimento, morriam de velhice com mais de 900 anos de vida. Hoje, o quadro é o inverso: o ser humano morre jovem e cheio de enfermidades. Sabe por que isto acontece? Porque a grande maioria faz do seu alimento uma arma mortífera, e do seu estômago o seu "deus" O destino dessas pessoas, segundo o apóstolo Paulo, é a perdição, porque o "deus" delas é o ventre e a glória delas está na infâmia (Filipenses 3: 19): Nas minhas palestras e entrevistas concedidas à imprensa eu sempre afirmo: Ninguém morre; as pessoas se matam cavando a sepultura com os dentes.

A pele da pessoa que come é carne menos resistente, com tendência ao aparecimento de rugas precoces. O hábito de comer carne associado com a falta de exercício físico e o baixo consumo de água potável contribui para que as células vitais que compõem a pele retenham uma quantidade menor de água, fazendo aparecer as rugas muito cedo começando com a pele seca. A carne interfere nesse processo por causa da gordura animal que torna a pele ressecada e menos resistente predisposta a câncer de pele e a rugas.

Na região glacial, onde os seus 50 mil habitantes vivem sobre o gelo, os esquimós não ultrapassam os 40 anos de vida. "5, por viverem muito pouco, eles são autorizados por lei para se casarem cedo, antes de completar 15 anos, para gerar família antes de envelhecer. A fisionomia de um esquimó, aos 40 anos, ou seja, no final da vida, é a mesma de um brasileiro aos 90 anos.

Além de viver muito pouco, os esquimós são de baixa estatura. Por que isto acontece? - Essa região gélida da Terra não existe solo ou área agricultável e, como não tem frutas, nem verduras, nem grãos, os pequenos esquimós vivem da caça de raposas, ursos polares, peixes, lontras, lobos e focas. Sua alimentação básica é somente carne e gordura animal que contribuem para aquecimento de seus corpos. Em contrapartida, ficam com a pele toda enrugadas em plena juventude e morrem aos 40 anos de vida, visto que, seu organismo é desprovido de vitaminas e de sais minerais, que são encontrados nas frutas e vegetais crus, ao tempo em que é suprido apenas de proteína animal e aminoácidos.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

A IGREJA ESTÁ COM A MÃO RESSEQUIDA

A mensagem de saúde que foi transmitida por Deus à igreja adventista do sétimo dia, por intermédio de Ellen White, segundo a profetisa, representa o braço direito da mensagem do terceiro anjo de Apocalipse 14. A pena inspirada diz que Deus está trabalhando para que a luz, ou seja, o conhecimento da reforma de saúde brilhe sobre o mundo nesses últimos dias. Essa mensagem foi confiada aos adventistas do sétimo dia que deixaram essa bandeira cair por terra se contentando apenas com a "temperança meio-termo" (a saber, a proibição do uso de carne de porco, café, fumo, bebidas alcoólicas e peixe de couro).

Os líderes da igreja vêm fazendo vistas grossas para o açúcar refinado, para os refrigerantes especialmente a Coca-cola, e para a carne bovina, além das frituras, os pastéis, a calabresa, as salsichas, os presuntos, o frango e os ovos de granja, que representam os maiores causadores de cistos, policistos, miomas e tumores malignos de mama, útero e próstata. Todos esses artigos alimentares danosos à saúde fazem parte do cardápio diário do povo que se dizem guardadores dos mandamentos de Deus. Essa é a razão de tantos adventistas morrerem de câncer e de outras doenças degenerativas que afligem a humanidade.

Visando melhorar a qualidade de vida dos Seus escolhidos, Deus, através dos reformadores de saúde da própria igreja, pede um reavivamento e uma reforma alimentar entre o Seu povo. Mas, até agora Sua voz não foi ouvida; a mensagem tem sido rejeitada. Aliás, por incentivo da própria Associação Geral da IASD os adventistas jamais consideraram o comer carne de cadáveres uma questão séria. Muitos dos que professam o cristianismo não sabem que é um dever religioso preservar e promover a saúde física. Parece que o que prevalece entre os líderes de igreja é essa ordem: “Não se preocupe com o corpo; procure apenas salvar a alma”.

Para que essa obra de reforma da saúde não venha a sofrer atraso, segundo Ellen White, Deus repassou essa mensagem àqueles que não fazem parte do Seu povo. Com isso, as terapias naturais que foram ensinadas e praticadas pela igreja adventista, atualmente fazem parte da Medicina Alternativa divulgada e praticada pelos místicos, os defensores da “Nova Era”, os médicos ateus e espíritas, os terapeutas holísticos orientais e ocidentais, para cumprir-se o que Jesus teria profetizado: "Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas" (Mateus 8: 11 e 12).

Diante do seu envolvimento com a Medicina repudiada pelo Altíssimo, através da Bíblia e do Espírito de Profecia, o povo de Deus não está preparado para apresentar a mensagem de saúde na sua integralidade, pois, segundo Ellen White, “esse povo não vive a mensagem que prega”. A glutonaria é o pecado prevalecente entre eles. A igreja está na condição do homem com a sua mão direita ressequida (Mateus 12:10 ) porque o seu "braço direito” que representa a mensagem de saúde, está sem utilidade. Por não usar sua mão direita, Ellen White diz que a igreja está fazendo tudo errado. O conselho de Jesus é este: "Se a tua mão direita te faz tropeçar, corte-a e lança-a de ti" (Mateus 5:30 ). Ele pede para a igreja estender sua mão, para curá-la da prática do preparo de receitas de pratos antinaturais que despertam o apetite desordenado que, segundo a profetisa, representa o pecado mais prevalecente em nosso Planeta, entre a Família humana. Afinal, foi pelo apetite desordenado que o pecado entrou no mundo. (Gênesis 3. ).

Todo sábado Jesus está presente na igreja para pedir: "Estende–me sua mão direita para eu curá-la"! No dia em que a igreja que observa os mandamentos de Deus resolver estender sua “mão ressequida” ou habituada no preparo de alimentos não-saudáveis, Jesus vai restaurá-la da sua sequidão, afastando o Seu povo do seu “vazio espiritual”. Então a mensagem de saúde vai ser colocada no seu devido lugar e revestida de poder do alto para curar os doentes da igreja e abrir o coração do povo do mundo para a entrada da verdade. Quando isso acontecer, essa igreja deixará de combater os reformadores de saúde, e passará a realizar a obra de cura que Jesus iniciou quando aqui estivera. Então, cada membro da igreja passará a ser os olhos dos cegos, o pai dos órfãos, o protetor das viúvas e dos desamparados, além de médico dos enfermos. Enfim, a pena inspirada diz que essa obra de reforma de saúde e temperança é a verdade presente para os nossos dias e, por meio dela será concluída a obra de pregação do evangelho.

Médico francês e baiano fazem advertências

Em entrevista especial concedida à revista Super Interessante, edição de fevereiro de 2004, o médico francês, Vernon Coleman, faz sérias advertências contra a profissão médica, dentre as quais ele assegura: “a Medicina Convencional não cura doenças; pelo contrário, faz mal à saúde”. Diz, também, que “os médicos estão entre as três maiores causas de morte, atualmente”.

Em entrevista concedida ao jornal "A Tarde", edição de 20 de abril de 2002, o médico Fernando Hoisel, clínico geral em Salvador, acusa a Alopatia de provocar doenças ao invés de curar. E observou: "Ainda é grande o número de pessoas que procuram tratar doenças na Medicina alopática à base de drogas químicas, quando poderiam optar pela Medicina Natural usando plantas, vegetais e alimentos como remédios". Nas escolas médicas - lembrou Dr. Fernando Hoisel - ensina-se a combater sintomas e nunca a doença. As drogas sintéticas revelam a fragilidade da Medicina; ao tempo que aliviam os sintomas diminuem o sistema imunológico e provocam outras doenças". Este é o tipo de Medicina que a igreja adventista apóia e defende! E, sobretudo, consideram aqueles que desenvolvem a Medicina Natural como "alienados", "bruxos da Nova Era" e "charlatões". Sabe por que isto está acontecendo? – Porque a nossa igreja abandonou a Medicina Natural e atualmente está comprometida com a Alopatia; por essa razão, está na mesma condição do homem da mão ressequida de Mateus 12.

Conclusão - No seu livro, Evangelismo, pág. 110, Ellen White diz que Deus não está trabalhando agora para trazer muitas almas para a igreja, porque os que congregam nela ainda não se converteram (à reforma de saúde), e os que se convertem são enxotados da igreja pela sua liderança. Assim, cumpre o que predisse Ellen White: "Os que dão claro testemunho contra o pecado (da intemperança no comer, no beber e no vestir-se) serão com certeza tão aborrecidos como foi o Mestre que lhes deu esta obra a fazer em Seu nome. Como Cristo (os reformadores da saúde), serio chamados inimigos da Igreja e da Religião. Elias foi acusado de ser o perturbador de Israel; Jeremias de traidor; e apóstolo Paulo de profanador do templo. Desde aquele tempo até hoje, os que desejam ser fiéis à verdade têm sido denunciados como sediosos, hereges e facciosos. Homens de talentos (que estão a frente do ministério pastoral), empregam sua capacidade em enganar e transviar as almas, criando discórdias, divisão e ódio entre irmãos de igreja. Leia Mateus 10:17; João 16:1 e 2; Amós 9:9; Sofonias 3:19 e 20; Mensagens Escolhidas, vol.l, pág.73; O Grande Conflito, pág.460 e 614; Testemunhos Seletos, vol l,pág.60.

O câncer entra pela boca e se desenvolve no sangue

O câncer é a segunda doença que mais mata em nosso mundo; a cada 2 segundos morre uma pessoa de câncer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as que mais matam; a cada segundo more uma pessoa de enfarto cardíaco ou do miocárdio, ou é acometida de derrame cerebral. Em seguida vêm as enfermidades digestivas e infecciosas.

O nosso mundo é um “vale de lágrimas”, onde há somente luto, pranto e dor. Adão e Eva foram os primeiros seres humanos a elevar a voz em pranto pela morte do seu filho Abel, que foi assassinado pelo próprio irmão. A perda do filho levou o casal edênico entender melhor o pecado da gula e suas conseqüências. Em sua visita ao Brasil, entre 4 e 5 de outubro de 1997, durante a celebração do Dia Mundial da Família, no Rio de Janeiro, o papa João Paulo II fez a solene declaração: “O pecado mais prevalecente entre a família humana é o pecado da gula; esse é o pecado original”. O pecado original com que os nossos primeiros pais violaram a lei da vida, comendo o fruto proibido, atualmente está representando pelo hábito de comer carne de animais mortos.

AS CAUSAS DO CÂNCER

O câncer, tido atualmente como o “flagelo da humanidade”, é uma resposta da Natureza pelo uso de alimentos antinaturais, como carne vermelha, café de torrefação, frango de granja, além de condimentos, como pimenta-do-reino, extratos de tomate, corantes, sazon, caldo kinor em tabletes e os conservantes químicos. A humanidade viola as leis naturais consumindo esses alimentos intoxicante, e quando o organismo se defende provocando dor, febre ou diarréia, o doente não entende que este está pedindo para substituir os alimentos venenos por naturais, então recorre às drogas farmacológicas para se aliviarem, aumentando a intoxicação do sangue e, conseqüentemente, abrindo um caminho para o câncer. Levando em consideração ao que acabamos de mostrar, o médico japonês Tomio Kikuchi assim declarou: “Temos duas fábricas de câncer: a indústria alimentícia e a indústria farmacêutica”.

A Bíblia confirma as afirmações de doutor Kikuchi, quando assegura que “aquele que come e bebe sem considerar o corpo, come e bebe sofrimento para si. Eis a razão porque há muitos doentes, e não são poucos que dormem (jazem na sepultura)” (I Cor. 11:29 e 30). O apóstolo Paulo está afirmando que as doenças, o sofrimento e a morte entram pela boca mediante o uso de alimentos antinaturais. Comer carne de animais mortos e tomar bebidas alcoólicas, Deus considera como uma maldade contra o próprio corpo, sendo que o infrator será punido com a morte prematura (Isa. 22:13 e 14). Mais adiante, em Oséias 8:13, Deus, falando aos líderes religiosos, assim adverte: “... gostam de carne, e a comem, mas o Senhor não concorda, com essa maldade, e lhes castigará o pecado: eles voltarão para o Egito”. O Egito aqui referido representa o mundo pecaminoso que vive sob o jugo do maligno. Sobre esse assunto, assim declara Ellen G. White: “O comer carne não é natural. Muitos que são agora só meio convertidos quanto à questão de comer carne, sairão do povo de Deus, para não mais andar com eles” (Conselho Sobre Regime Alimentar, pág. 382).

COMO PREVENIR O CÂNCER

As causas básicas do câncer estão relacionadas com o meio ambiente em que vivemos, como também a nossa maneira de viver, comer e pensar. É como disse a Senhora White: Sem mudança nos hábitos alimentares não pode haver cura de doença. Isto eu venho observando em todos os clientes que me procuram depois de serem desenganados pelos médicos. Morreram somente aqueles que recusaram o tratamento pela dieta crua.

Em Salvador, tínhamos uma cliente portadora de câncer, mãe de uma jovem adventista, a qual teve uma surpreendente recuperação no primeiro mês de tratamento, com possibilidade de cura total. Restavam apenas dois meses de tratamento para livrar-se do câncer. Mas sua filha, que é adventista, procurou-me e solicitou a liberação de alimentos intoxicante (carnes, peixes, leites, frango, etc) sob a alegação de que sua mãe se sentia fraca comendo somente frutas, verduras, cereais, hortaliças, legumes e sementes oleaginosas. Fui sincero em afirma que sua mãe nunca se recuperaria comendo alimentos de origem animal. Mas esta afirmou que a família estava pressionando ela por ter submetido sua mãe ao tratamento natural. E, por muita insistência, fui obrigado liberar uma receita que não era ideal para a doente. Quando sua mãe voltou a piorar, a adventista procurou-me em companhia de um outro irmão da igreja, somente para agredir e ameaça este terapeuta. Para a jovem, a cura se sua mãe estava em minhas mãos, e que eu não deveria ter-lhe dado ouvidos para mudar o tratamento que ia muito bem.

Quero deixar bem claro que o terapeuta não é Deus para curar. A cura vem de Deus, e depende inteiramente do próprio doente, pois se este não mudar os seus hábitos nocivos, certamente, Deus nada poderá fazer para restaurar-lhe a saúde e a vida. O doente deve adotar uma atitude mental contente, pois o fator emocional contribuiu em 90% para o surgimento de enfermidades. O doente se agrava, ficando impossível o seu restabelecimento, quando este lhe falta fé, amor, compreensão, carinho, afeto, amizade, esperança e firme confiança no poder curativo de Deus, além do uso de alimentos e remédios naturais. Ao adotar uma atitude mental de felicidade e alegria, o cérebro do doente fabrica uma substância conhecida como “endorfina”, que a medicina considera como “hormônio da vida e do bem-estar”. Evite alimentos industrializados, carnes de animais mortos, e beba água pura (não gelada), viva em contato permanente com a natureza, respire ar puro a toda hora, pratique exercício físico todas as manhãs, e mantenha uma dieta vegetariana. Mediante tais procedimentos o câncer desaparecerá, não porque o curamos, mas porque eliminamos as causas de sua existência. Portanto, elimine os seus erros alimentares e corrija sua maneira errada de viver, e as doenças desaparecerão naturalmente sem que haja necessidade de poluir a corrente sangüínea com drogas que os médicos chamam de medicamentos.

CASOS DE CURA HOLÍSTICA

Desenganado pelos médicos de Salvador, o juvenil de 14 anos, Ricardo, atualmente estudante da Faculdade, em Juazeiro, desenvolvia um câncer no fígado, e foi curado depois de submeter-se a um tratamento natural prescrito por este terapeuta. A professora Margarida, mãe do garoto Ricardo, disse que “desde pequeno ele sentia fortes dores do fígado, como também era portador de alergia respiratória, bronquite crônica, problemas de garganta e do sistema nervoso. Depois de vários exames e tratamentos, em janeiro deste ano foi feita uma biópsia do fígado, e o médico disse ser uma doença incurável e, após desenganar o menino, recomendou dar tudo para ele comer, porque a Medicina nada mais podia fazer para salvá-lo. Foi aí que procuramos o terapeuta Wilson Dias, no Espaço Girassol, em Senhor do Bonfim, começando um tratamento natural em junho, e em outubro, quatro meses após, veio a cura”.

OUTRO MILAGRE

“Eu era hipertensa e portadora de doença cardíaca, além de estar quase aleijada por causa de um bico de papagaio e artrose na coluna, cuja doença me dava dor nos joelhos. Por conta das dores, passei três anos inválida, da cama para o sofá, sem poder sair de casa. As dores eram tamanha que eu não agüentava o meu próprio corpo. Agora, depois de um tratamento natural com o terapeuta Wilson Dias, sinto-me curada, graças a misericórdia de Deus”. O depoimento é da senhora Joselita Pereira, 63 anos, membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Senhor do Bonfim. Ela disse que “no começo o tratamento foi difícil, porque eu fui recomendada para deixar de comer carne, mas valeu a pena, pois se eu não tivesse abandonado a carne, continuaria doente. Eu sinto que Deus operou um grande milagre em minha vida através do tratamento natural. Agora que eu estou curada nunca mais voltarei a comer que me levou a adoecer”. Concluiu a irmã Joselita.

A VERDADE PRESENTE PARA OS NOSSOS DIAS

“O mundo nunca precisou tanto da mensagem de saúde como nos dias atuais” – Dr. Sang Lee. “Deus não ouvirá a oração do seu povo enquanto os doentes forem negligenciados entre eles” – Testemunhos para Igreja, Vol.3, pág.518.

O mundo em que vivemos, segundo a escritora Ellen White, é um hospital de doentes, e tem como principal causa os hábitos alimentares nocivos e os vícios de fumar, beber e comer carne de cadáveres.

A cada segundo morre uma pessoa, em nosso mundo, vítima de enfarto cardíaco ou do miocárdio, em razão do hábito de comer carne bovina, como também pela falta de exercícios físicos regulares e controle da pressão arterial. Uma caminhada pela manhã e o hábito de comer frutas e vegetais, diariamente, evitaria o aparecimento de enfermidades e a morte prematura, além do câncer.

Câncer? - Essa doença mata uma pessoa a cada dois segundo! Até entre os que se dizem seguidores de Cristo, o câncer passou a ser uma doença comum. Isto é uma afronta a Deus, que criou o homem, um ser perfeito, sem enfermidade, e este ser, atualmente, não há nele cousa sã; está enfermo desde o alto da cabeça até a planta dos seus pés, conforme Isaias 1, versos 4 a 6.

Outras enfermidades, como diabetes, hipertensão, úlceras, doenças renais e da coluna estão deixando os habitantes da Terra inválidos. Tudo isso vem acontecendo como resposta pela desobediência às leis da saúde. O ser humano come errado, age errado, pensa errado, ensina errado, aprende errado, dorme errado, vive errado e, ao invés de corrigir os seus erros para ser restaurado à saúde e à vida, recorrem ao médico para ingerir uma droga e aliviar os sintomas de sua doença. Quando uma droga não consegue aliviar o seu sofrimento, o doente volta ao médico que lhe prescreve outra droga mais forte que, sendo ele – o médico - o doente, não teria a coragem de ingeri-la. Indignado com essa atitude errada do doente, Deus lhe fala aos seus ouvidos: "Debalde tomas remédio sobre remédio, pois não há remédio para curar-te" (Jer.46: 11).

AS DROGAS NÃO CURAM DOENÇA

"A medicação de drogas, tal como é geralmente praticada, é uma calamidade. Educai em direção oposta às drogas. Os que sentem necessidade de drogas são aqueles que tomam café ou usam alimentos cárneos. Muitos poderiam ser recuperados à saúde sem uma gota de remédio se obedecesse às leis da saúde. Os remédios de Deus são os simples agentes da Natureza - ar e água puros, o asseio, o regime alimentar apropriado, a pureza de vida, e a firme confiança em Deus; são remédios por cuja falta milhares estão a perecer. Não é negação da fé usar os remédios que Deus proveu para aliviar a dor. Por meio desses remédios naturais Deus curou o rei Ezequias. Ervas comuns (Fitoterapia) podem ser usadas para restauração dos doentes, e cujo efeito sobre o organismo humano é muito diferente do efeito das drogas que intoxicam e põem a vida em perigo" - Ellen White, Mensagens Escolhidas, vol.2, págs. 281-288.

- argila associada com água (João 9: 6 e 7); imposição das mãos sobre os enfermos (Mar.l6: l8); o toque digital sobre os pontos que Deus criou com o Seu próprio dedo em cada nervo e em cada músculo do corpo e também nos pés (Conselhos Sobre Regime Alimentar, págs. 17,19,302 e 335; Mat.8:3; Mar.7: 31-35) ; a saliva (Mar.8: 22-25) - limpam o organismo. Satanás, entretanto, usou o saber humano para criar as drogas e introduzi-las no organismo para enfraquecer a máquina humana e destruí-la. As drogas ministradas aos doentes não restauram, mas destroem. As drogas não curam nunca (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol.2, pág. 289).

Conclusão - No seu livro, Evangelismo, pág. 110, Ellen White diz que Deus não está trabalhando agora para trazer muitas almas para a igreja, porque os que congregam nela ainda não se converteram (à reforma de saúde), e os que se convertem são enxotados da igreja pela sua liderança. Assim, cumpre o que predisse Ellen White: "Os que dão claro testemunho contra o pecado (da intemperança no comer, no beber e no vestir-se) serão com certeza tão aborrecidos como foi o Mestre que lhes deu esta obra a fazer em Seu nome. Como Cristo (os reformadores da saúde), serio chamados inimigos da Igreja e da Religião. Elias foi acusado de ser o perturbador de Israel; Jeremias de traidor; e apóstolo Paulo de profanador do templo. Desde aquele tempo até hoje, os que desejam ser fiéis à verdade têm sido denunciados como sediosos, hereges e facciosos. Homens de talentos (que estão a frente do ministério pastoral), empregam sua capacidade em enganar e transviar as almas, criando discórdias, divisão e ódio entre irmãos de igreja. Leia Mateus 10:17; João 16:1 e 2; Amós 9:9; Sofonias 3:19 e 20; Mensagens Escolhidas, vol. l, pág.73; O Grande Conflito, pág.460 e 614; Testemunhos Seletos, vol. l,pág.60.

SAÚDE E RELIGIÃO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer vem matando uma pessoa a cada dois segundos, em nosso mundo. O câncer é a segunda doença que tem causado maior número de mortes. Em primeiro lugar está os infartos cardíacos e do miocárdio, doenças relacionadas aos problemas circulatórios. A terceira maior causa de mortes em nosso mundo, segundo o médico cientista Vernon Coleman, a ingestão de drogas receitadas pelos médicos. As drogas, segundo a escritora norte-americana, Ellen White, não curam nunca, apenas aliviam os sintomas das doenças e causam outros males que fogem ao controle da Medicina.

Atualmente, ainda segundo a OMS, morrem por ano cerca de três milhões de pessoas pela falta de hábito de comer frutas e vegetais. O nosso trabalho como terapeuta holístico é transmitir os princípios da reforma de saúde, para tornar o mundo mais harmônico e feliz. Enquanto o médico luta para aliviar os sintomas das doenças, visando adiar a morte do doente, nós trabalhamos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Desarmonia prevalecente na religião

Por conta do comer errado é que o nosso mundo está cheio de obesos e cancerosos. Deus deixou o médico naturista e o pastor evangélico para orientar o povo na questão da nutrição natural. Enquanto o terapeuta procura fazer a sua parte, o pastor, na sua maioria, procura atrapalhar o trabalho do terapeuta, transmitindo ao povo que as terapias naturais são coisas da "Nova Era" e "armadilha de Satanás na área da saúde", tirando a oportunidade de o povo ter melhor qualidade de vida. O padre Paulo Wendling, em seu livro A Vida Cura a Vida, diz que "a religião deve estar a serviço da vida, e não contra a vida". Por falta de orientação é que o Brasil tem uma população de cerca de 65% de obesos, além de vir morrendo muitos professos cristãos de câncer. Essa é a razão de Ellen White ter escrito: "Pastores e médicos terão muito o que prestar contas a Deus no juízo final pelas almas que vêm morrendo com o sangue envenenado pelas drogas".

Desde o tempo do profeta Jeremias, que iniciou o seu ministério profético em 626 antes de Cristo, no reinado de Josias, Deus vem reclamando da negligência dos líderes religiosos, dizendo: "O meu povo está perecendo, porque lhe falta o conhecimento: são como ovelhas perdidas; seus pastores as fizeram errar” (Jeremias 50:6; Oséias 4:6). Em Ezequiel 34, Deus promete extinguir o ministério pastoral e rejeitar o pastor infiel, porque, segundo o profeta, o ministro não tem fortalecida a igreja que Deus o confiou, nem curado os doentes que nela existem.

O verdadeiro meio de cura

“Existem muitos meios de praticar a arte de curar (pelo uso de drogas, pela acupuntura, pela homeopatia, pelas cirurgias etc.), mas só existe um meio que o Céu aprova. Os remédios de Deus são os simples agentes da Natureza: o ar e a água puros, o exercício físico, o repouso, o regime alimentar apropriado, a luz solar, a pureza de vida ou abstinência, e a firme confiança em Deus; são os remédios, por cuja falta milhões estão perecendo. Esses remédios estão ao alcance de todos, com pequena despesa; mas as drogas são caras, tanto pelo desembolso de meios como pelos efeitos produzidos no organismo” (2 ME 287).

Ellen White diz que os adventistas deveriam tornar-se conhecidos pelo ensino da reforma de saúde e prática das terapias naturais (MS 187). E propõe ela: “Um grupo de obreiros deve ser preparado para atuar como Médicos Missionários, tendo como instrutores de medicina preventiva e integrativa, não médicos comuns, mas os reformadores de saúde da própria igreja, que devem ensinar a ciência de curar sem o uso de drogas” (MS 63 e 75).

Os remédios divinos encontrados na Natureza são tidos pela Medicina Oficial como “remédios não confiáveis por não terem nenhum embasamento científico”. Esses remédios naturais encontrados na Farmácia divina e recomendados pelos reformadores da saúde são censurados pela classe médica que despreza e considera como “meios inúteis de cura da Medicina Alternativa”. Entretanto, são os únicos que Ellen White diz ser aprovados por Deus como “remédios verdadeiros” (A Ciência do Bom Viver, pág. 127).

Enquanto os médicos comuns lutam para aliviar os sintomas das doenças, pelo uso de drogas e cirurgias, visando adiar a morte dos seus pacientes; os reformadores da saúde, que o povo do mundo conhece como terapeutas holísticos, trabalham para melhorar a qualidade de vida das pessoas e prevenir doenças, indicando os remédios naturais que são encontrados na Farmácia de Deus, que é a Natureza.

Conduta errada

Quando adoecemos e sofremos por causa da nossa conduta errada no comer e no beber, e deixamos de corrigir os nossos hábitos prejudiciais, como também, de confiar no poder divino; e buscamos alívio nas drogas receitadas pelos médicos, Ellen White diz que Deus não intervirá na cura. O Senhor dará o mesmo tratamento que deu ao rei Asa; quando adoeceu, ao invés de procurar os profetas ou os sacerdotes de Israel, através dos quais, Deus operava para curar os enfermos, recorreu aos médicos, e por isso, morreu a míngua, porque o Senhor não interveio na sua cura (II Crôn. 16: 12).

Sobre essa questão, Ellen White é muito clara ao assegurar: “Os que tomam drogas para se aliviarem, podem estar certos de que Deus não interferirá para preservar-lhe a saúde e a vida. E como último recurso, muitos seguem as indicações da Palavra de Deus, e pedem as orações dos anciãos da igreja (nos cultos de quarta feira) em favor da restauração de sua saúde. Deus não considera apropriado responder as orações feitas em favor de tais pessoas... Ele só opera em favor das pessoas que restringem o apetite, cuidam de si mesmos, e fazem esforços no uso dos remédios naturais que Ele deixou para prevenir e combater as enfermidades” (Medicina e Salvação, pág. 14; Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág.25).

Quando mudamos o nosso estilo de vida no comer e no beber e, em lugar de recorrer aos envenenadores, buscamos a ajuda de Deus pelo uso dos remédios naturais, conforme orientação do Espírito de Profecia, então o Senhor, ouve nossa oração, e (por meio da obra médica-missionária) salvará o enfermo de sua enfermidade; e, se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados (Tiago 5: 14 e 15).

Deus sempre operou pela Medicina Alternativa

O correto é o pastor atuar na igreja como médico-missionário ou terapeuta holístico, a exemplo do que acontecia no antigo Israel, onde os sacerdotes e os profetas do Antigo Testamento cuidavam não somente da alma, mas também do corpo e do espírito dos seus compatriotas usando, não drogas, mas os agentes encontrados na Farmácia de Deus que é a Natureza. Confira isso na Bíblia, em II Reis, 5, onde Elizeu curou Naamã, pelo uso da hidroterapia. Em II Reis 20, o rei Ezequias foi curado pelo uso de uma pasta de figo sobre a ferida cancerosa sob recomendação de Isaias. Em João 9, o próprio Cristo curou um cego, pelo uso da argila associada com saliva e a hidroterapia. Jesus e os profetas de Israel restauraram a saúde do povo por ordem divina, não com o emprego de drogas farmacológicas, e sim, com terapias naturais da marginalizada Medicina Alternativa.

Trabalho similar vem sendo realizado pelos terapeutas de saúde que congregam entre os guardadores do sábado. Portanto, a Medicina Alternativa ou não-oficial não é nada novo; ela foi praticada por todos os profetas de Israel, começando por Moisés, por determinação divina. Os livros de Ellen White, a exemplo da Bíblia, estão repletos de ensinamentos sobre Medicina Alternativa e a maneira de aplicar as terapias naturais. Em seus escritos a inspiração divina condena com veemência os tratamentos com base em drogas farmacológicas. E, referindo-se aos terapeutas de saúde e aos médicos naturopata, ela diz que “o Deus da Natureza ainda hoje dirige o instrumento humano no uso de remédios naturais” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 286 e 287).

Preconceito e Discriminação prevalecem entre os adventistas

A gloriosa luz da mensagem de saúde repousa atualmente sobre um pequeno grupo de defensores da reforma alimentar, que sempre clamou por um movimento reformatório de saúde na igreja. Entre os adventistas existe um grupo de reformadores da saúde e do sábado que vieram de organizações da saúde holística e das corporações religiosas do professo mundo cristão. Esses reformadores da saúde vêm clamando como pedras, no mundo e dentro da igreja. Quando eles se manifestam ensinando os princípios da reforma alimentar, “os pastores - como já previa Ellen White - aconselham o povo a não os ouvirem e, semelhantes aos fariseus da antiguidade, cheios de ira por ser posta em dúvida a sua autoridade, denunciam a mensagem de saúde como sendo de Satanás; e agita as multidões amantes do pecado (da intemperança) para ultrajar e perseguir os que a proclamam” – Eventos Finais, pág. 181.

Eis a saída para que isto não venha a acontecer segundo Ellen White: “Devemos ter (nas escolas de teologia) instrutores de Medicina que ensinem a ciência de curar sem o uso de drogas“. Ao saírem os alunos (formados pastores) dos nossos colégios, devem ter melhor saúde e melhor compreensão das leis da vida. “Entretanto, saem deploravelmente ignorantes quanto ao regime alimentar” (M. S., pág. 75 e 77).

Meu e-mail: wilsondias.saudetotal@yahoo.com.br

Meu MSN: wilson_terapeuta@hotmail.com

Meus Orkuts:

Wilson Dias – Terapeuta da Saúde: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=18236681850922133084

Escritor Wilson Dias: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11030414232224674094

IV Seminário da Saúde Holística: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2394010572039469397

Mude sua cama de lugar

A nossa saúde não depende da ingestão de drogas receitadas por médicos, nem da aplicação de acupuntura promovida por terapeutas. Uma vida saudável depende unicamente de uma boa alimentação rica em vitaminas, sais minerais, cálcio e outros nutrientes essenciais ao organismo humano. Ela se completa com um repouso diário de oito horas e também a prática de exercício físico ao despertar e alongamento antes de dormir, além de firme confiança em Deus, pois “Ele é quem perdoa as tuas iniqüidades; e sara todas as tuas enfermidades", diz o salmista Davi, em Salmo 103: 3.

Além do que acabamos de expor, dependemos de outros fatores que promovem a saúde holística como a ingestão de água pura, respirar ar puro, desenvolver pensamentos puros e viver em harmonia com a Natureza atendendo os seus reclamos. Dentre os reclamos da Natureza, existe um fator pouco conhecido e tão importante quanto a alimentação saudável - o local apropriado para a cama onde você dorme. Devemos ser inteligentes para entender os reclamos do nosso corpo e, dessa forma, evitar a irradiação telúrica das quais milhares de pessoas são vítimas.

IRRADIAÇÃO TELÚRICA – O QUE È?

É muito comum pessoas se queixarem de dores em todo o corpo, febre reumática, depressão e outros sintomas ao despertar de um sono. Quando isso acontece, indica que a pessoa foi vítima de uma irradiação telúrica e, pode fazer desaparecer as dores sem que haja necessidade de ingerir alguma droga, basta entender que o corpo está reclamando, pedindo para você mudar sua cama de lugar. As dores corporais e a mudança de comportamento são meios usados pelo seu corpo para indicar que você está dormindo sobre zonas patogênicas e, por essa razão, está sendo prejudicado pela irradiação telúrica que sobe do subsolo.

A irradiação telúrica é altamente nociva à nossa saúde e pode causar dores de cabeça crônicas, crises de asma, dores na região do coração, irritabilidade, insônia, dores estomacais, hemorragias, cólicas e até mesmo esclerose múltipla ou abortos. São poucos os médicos e terapeutas holísticos que conhecem essa relação entre zonas patogênicas e doenças sintomáticas.

AS ZONAS PATOGÊNICAS

Existem no subsolo veios subterrâneos de água, fendas, aterros geológicos, cavernas, tubulações de água e faixas geomagnéticas que exercem influências sobre o nosso corpo de acordo com a posição do Sol ou da lua. Quando a cama onde dormimos se encontra sobre um local de irradiação telúrica, adoecemos sem causa aparente.

As zonas patogênicas são facilmente identificadas por bebês e crianças pequenas de até oito anos de idade, além dos animais. Isto é possível porque tanto animais quanto crianças pequenas vivem em harmonia com a Natureza atendendo aos seus reclamos. Animais e crianças têm uma sensibilidade natural para identificar as zonas patogênicas e, durante o sono, procuram instintivamente fugir das irradiações telúricas. Algumas crianças choram a noite toda ou gritam e se viram constantemente no berço, deixando os pais incomodados e nervosos por perderem a noite tentando fazê-las dormir. Ao invés de mudar o berço de lugar, na manhã seguinte os pais levam a criança ao médico que satura seu delicado organismo infantil de drogas desnecessárias, causando outros males.

È muito comum crianças perderem o gosto pela escola, ou ter baixo rendimento escolar e preguiça de escrever ou vontade de ir com freqüência ao banheiro e se mostram nervosas e irrequietas. Trocando o local da carteira, na classe, ou mudando o local da cama, em casa, tais sintomas podem desaparecer.

Se você tem dúvidas dessas coisas, observe o comportamento do seu filho menor de 8 anos faça um teste: no local onde sua cama ou o berço do seu filho costuma estar, amarre um cão e veja como ele se comporta. Se por ali passa um veio subterrâneo de água ou encanação ou outra causa de irradiação telúrica, o cão foge, ele não se deita nessa zona patogênica. O gato é o único animal que gosta de deitar sobre as zonas de irradiação. As abelhas e as formigas também se sentem bem sobre os veios subterrâneos, porque são atraídos pelas radiações. Os seres vivos sensíveis às radiações, que fogem dos veios subterrâneos para não enfraquecer e adoecer, são o cão, o cavalo, a vaca, o porco e as galinhas.

CASOS CLÍNICOS

Nas minhas experiências, como terapeuta reformador, indico aos meus clientes os alimentos ideais para cada tipo de sangue. Ao fazer o uso do alimento como remédio, o cliente é restaurado à saúde e à vida em apenas 90 dias de tratamento. Quando a cura não acontece, eu sei que o problema é de ordem irradiativa. Então eu indago o cliente sobre o local e a posição da cama em que ele dorme. De posse das informações precisas, determino a mudança de local da cama. E, normalmente, como um passe de mágica, os sintomas desaparecem em curtíssimo espaço de tempo.

Na cidade de Jacobina, onde existem milhares de veios subterrâneos, cavernas e aterros geológicos, muitas pessoas sofrem de cansaço ao despertar, dores na coluna durante a noite, enurese, dores de cabeça, insônia crônica, depressão, esterilidade e abortos. Esses problemas deixam de existir quando recomendamos mudar a cama de lugar ou mudar sua posição. Em Senhor do Bonfim, pelas mesmas razões, existem muitos casos de asma, alergias, stress, derrame cerebral e tonturas. Em alguns casos, basta mudar o local da cama, já em outros, o cliente é obrigado a trocar de moradia.

Dona Maria Almeida tinha pesadelos e sentia vontade de suicidar-se. Recomendei que ela dormisse com os pés voltados para a cabeceira da cama, e os sintomas desapareceram. Mas, em contrapartida, ela passou a sentir tonturas. Então pedi para ela mudar a cama de lugar e tudo foi resolvido. A questão de dona Maria é que ela dormia sobre um veio subterrâneo de água que corria sob sua cama dos pés para a cabeça, o que a médio prazo a levaria a um derrame cerebral. Ao passar a dormir com os pés voltados para a cabeceira da cama, dona Maria deixou de ter pesadelos, dores de cabeça e vontade de suicidar-se. Então, a água subterrânea passou a correr em sentido oposto, da cabeça para os pés sob a cama, o que contribuiu para reduzir o sangue na cabeça, provocando tonturas.

O Sr. Arlindo sofria de fortes dores na região do coração cujos sintomas não desapareceram com o tratamento natural nem químico. Então, concluí que sua cama estava sobre um veio subterrâneo que passava sob a região torácica. Ao recomendá-lo dormir com os pés voltados para a cabeceira, a dor cardíaca desapareceu e reapareceu na região das pernas. Com isso, teve que mudar sua cama de lugar para viver sem dores.

Um casal muito influente em Juazeiro tentou por todos os meios obter um filho. Como não conseguiu pelos métodos tradicionais, procurou este terapeuta que corrigiu seus hábitos alimentares errados e recomendou mudar o local da cama. Então, o problema foi solucionado. O casal teve o filho desejado que está hoje com 10 anos de idade. Moral da história cama do casal encontrava-se sobre um veio que passava sob a região da virilha, provocando a esterilidade e possíveis abortos em caso de concepção.

Curiosidades do Corpo Humano: Fisiologia


Quantos neurônios têm o cérebro humano?

- O cérebro humano tem cerca de 100 bilhões de células nervosas conhecidas como neurônios. Estudos revelam que os macacos têm seis bilhões de neurônios, e os camundongos, 71 milhões. Os neurônios do cérebro humano representam a metade do número de estrelas existentes na via láctea.

Por que piscamos os olhos?

- É uma forma de o olho se proteger de certos agentes agressores da sua mucosa. Isto acontece porque o excesso de lágrima desidratada composta de gordura vai para o canto dos olhos levando todo tipo de sujeira. Ali, a parte líquida evapora ou é absorvida pelo duto lacrimal, e o que sobra é remela, que incomoda nos obrigando a piscar os olhos.

Do que é feita a remela?

- A remela é produzida pelo fígado, e é resultante da impurificação do sangue. Devido ao uso excessivo de alimentos gordurosos ou químicos, que agridem o fígado, este enfraquece e fica impossibilitado de filtrar a contento o sangue que leva consigo mucosas líquidas de gordura fazendo aparecer a sujeira da impureza no canto dos olhos.

Qual é o menor osso do corpo humano?

- É o estribo, um ossinho dentro do ouvido que mede entre 2,5 a 3,4 milímetros. Esse pequenino osso é assim chamado por ter formato de um estripo usado na boca dos cavalos. Apesar de minúsculo, o estribo tem um papel essencial na audição: ele capta as vibrações do tímpano, junto com o martelo e a bigorna, ampliando a onda sonora.

Do que é feita a cera de ouvido?

- É uma mistura de gorduras e óleos que são produzidos por glândulas situadas no canal do ouvido. Ao contrário do que muita gente imagina a cera de ouvido não é sujeira; ela é formada para proteger o canal auditivo de poeira e outras partículas que podem invadir o orifício do ouvido. Enfim, as enzimas contidas na cera protegem os ouvidos de microorganismos invasores.

Quais os músculos do corpo que mais trabalham?

- Os músculos mais ativos são os oculares, responsáveis pelos movimentos dos olhos. Obedecendo ao comando do cérebro, os músculos oculares se contraem mais de 100 mil vezes por dia, fazendo os olhos mexerem. O curioso é que boa parte dos movimentos ocorre com os olhos fechados, durante a fase de sono REM, que indica que estamos sonhando.

Para que serve o dente siso?

- Os sisos, num total de quatro, são os últimos a nascer, e serve para ajudar na mastigação de raízes, carnes e outros alimentos mais duros. Também, chamados de terceiros molares, os sisos são programados pela Natureza para nascer entre os 17 e os 20 anos de idade.

Quantos dentes têm na boca?

- No primeiro aninho de vida, a criança tem na boca seis dentes, todos situados na frente.

Aos 2 anos e meio a dentição de leite está completa, contando com 20 dentes.

Aos 12 anos, o pré-adolescente não tem mais nenhum dente de leite; os 28 dentes da boca são definitivos. Se algum dele for extraído não nasce mais.

Entre 17 e 20 anos, com o nascimento dos sisos, a dentadura do indivíduo fica completa, com 32 dentes.

Quantos litros de saliva produzimos até os 70 anos de vida?

- Uma pessoa saudável produz entre 1 e 2 litros de saliva por dia. Fazendo as contas para alguém que vive 70 anos, dá um total de 30 mil litros de saliva, o suficiente para encher uma piscina média. A saliva tem como principal função ajudar na mastigação e na digestão daquilo que comemos.

Por que só os homens têm gogó ou “POMO-DE-ADÃO”?

- Ensinam por aí que Eva comeu o fruto proibido e deu a Adão; este, no momento em que se deliciava do fruto, foi flagrado pelo Criador que chegou no momento e perguntou: “Adão, onde estás!”. Ele tomou um susto enorme e, consequentemente, se engasgou com um pedaço do fruto proibido contribuindo para formar um nó na garganta. A história parece verdadeira. O que faz nascer o gogó na cartilagem da parte frontal da garganta, no homem, é a presença de testosterona, o hormônio masculino.

Quantas vezes trocamos de pele?

- As células da pele se renovam a cada 20 a 30 dias. Isso significa que ao longo da vida trocamos de pele cerca de mil vezes. Essa renovação só envolve a camada mais externa, a epiderme. Por ser a pele o maior órgão do corpo humano, com cerca de 2 metros quadrados, essa renovação dá um trabalho danado. Com exceção dos olhos, mucosas, unhas e orifícios alimentares e genitais, toda essa superfície corporal é coberta por esse super-revestimento.

Por que a aréola do seio tem cor e pele diferentes do resto do corpo?

- A cor da aréola do seio é mais escura porque nessa região do corpo há maior atividade dos “melanócitos”, células produtoras de “melanina”, um pigmento de cor marrom-escuro. Já a pele dessa região é bem mais lisa porque a subcamada mais superficial da epiderme é muito mais fina.

Em que camada da pele estão situados os vasos sanguíneos e nervosos?

- A epiderme é a camada córnea mais externa da pele, onde estão os pelos e poros. Logo abaixo da epiderme vem a derme, a camada mais espessa, rica em vasos sanguíneos e nervosos. Essa camada da pele produz uma substância conhecida como “colágeno” e “elastina”, para manter a pele hidratada e flexível. A hipoderme é a camada mais profunda, formada de gordura para proteger o corpo contra o frio e choques traumáticos.

Qual a maior artéria do corpo?

- É a aorta, uma super-artéria com 3 centímetros de diâmetro. Ela começa no coração e termina perto da região genital, levando o sangue oxigenado a todas as partes do corpo. Em comprimento, a aorta só perde para a veia safena que fica na perna. Com cerca de 70 centímetros num homem de altura mediana, a super-veia safena magna é o maior vaso sanguíneo do corpo humano.

Quanto ar cabe nos pulmões?

- Os pulmões comportam 5 litros de ar, mas apenas meio litro é renovado a cada respiração. Como nossa freqüência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 7,5 litros de ar nesse intervalo de tempo. Fazendo as contas, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros em um dia; 3,9 milhões de litros em um ano; e cerca de 276 milhões de litros de ar ao longo de 70 anos de vida.

Que órgãos do corpo humano são formados primeiro quando embrião?

- Os órgãos que nascem primeiro no embrião em formação no útero materno são: encéfalo, olhos, medula espinhal, e coluna vertebral. O coração, órgão importante para manutenção da vida, dá seus primeiros batimentos 30 dias após a formação do embrião.

Quanto sangue circula no corpo, pelas veias e artérias?

- Em média circulam no corpo humano 5 litros de sangue. Para distribuir o sangue pelo corpo, o coração bate cerca de 70 vezes por minuto. A cada batida, ele bombeia 90 milímetros de sangue, que percorre o corpo em apenas um minuto. Em caso de um acidente que provoca hemorragia grave, o máximo de sangue que o corpo pode perder antes que a pessoa morra, é 2 litros.

Qual o tamanho do coração?

- O coração é do tamanho de um punho fechado, com cerca de 12 centímetros de comprimento e 8 a 9 centímetros de largura.

Quantos músculos têm o corpo humano?

- Temos mais de 600 músculos em todo o corpo. O mais forte não é o bíceps como muitas pessoas imaginam ser, mas sim, o “masseter”, músculo responsável pela mastigação. Graças a ele, uma mordida de 2 segundos é capaz de exercer uma pressão equivalente a 124 quilos.

Quanto pesa os órgãos do corpo?

- Os músculos são os órgãos do corpo mais pesados, e representam 40% do peso corporal. A pele está em segundo lugar, e representa 16% do peso. Reunindo o fígado, o coração, os pulmões, o baço, a vesícula biliar, os rins, o pâncreas, a bexiga, o útero/próstata, os ovários/testículos e o estômago, esses órgãos internos representam 15% do nosso peso. Os ossos, 14%; e o sangue 7%.

Qual a maior víscera do corpo?

- O fígado é a maior víscera, que pesa cerca de quilo e meio.

Qual o órgão mais comprido do corpo humano?

- Em comprimento, o intestino delgado é o maior órgão do corpo, somando entre 7,5 e 8,5 metros. Esse órgão tem entre 2 a 3 centímetros de diâmetro. Juntamente com o intestino grosso, que mede 1,5 metro de comprimento e 6 a 8 centímetros de diâmetro, o tubo intestinal é 6 a 8 vezes maior que o tamanho normal do indivíduo. Enquanto o intestino delgado completa a digestão iniciada no estômago e transforma os nutrientes dos alimentos em sangue, o grosso se encarrega de armazenar as fezes e expeli-las quando o cérebro determina.

O estômago comporta quantos quilos de comida?

- Quando vazio, o estômago tem um volume de apenas 50 milímetros. Mas, se você comer sem parar, ele pode aumentar até 80 vezes sua capacidade de acumulação, o equivalente a 4 litros de comida.

Qual a produção diária de “pum”?

- Os órgãos digestivos produzem em média 1 litro e meio de gases. A maior parte da matéria-prima para a produção dos gases é deglutida quando comemos conversando. O ar ingerido vai até o estômago, que o envia de volta à boca na forma de arrotos. Pequena parte segue para os intestinos, onde se junta com os gases mal-cheirosos produzidos pela ação das bactérias sobre os alimentos pobres em fibras. O “pum” produzido no tubo digestivo e intestinal se acumula no cólon sigmóide, próximo do reto, até ser liberado.

É verdade que o número de ossos diminui ao longo da vida?

- É verdade, sim! Quando nascemos, nosso esqueleto tem cerca de 300 ossos, mas, na idade adulta, se resumem em apenas 206 ossos. A questão é que à medida que crescemos, alguns ossos se fundem, ou seja, colam um no outro. O melhor exemplo é a bacia: em bebês, cada lado da bacia é formado por 3 ossos – ílio, púbis e ísquio. Com o passar do tempo eles se juntam formando um só osso que recebe o nome de ilíaco.

Quanto cocô uma pessoa produz por dia?

- Em média, uma pessoa produz 150 gramas de fezes. Elas se acumulam no cólon sigmóide, porção final do intestino grosso, onde fica o reto, próximo do ânus. Quando ali são estocados 30 gramas de cocô, nesse momento o cérebro envia uma mensagem ao reto dizendo que é hora de abrir e liberar as fezes. Nesse mesmo instante outra mensagem é enviada ao indivíduo que, ao sentir vontade de defecar, entende que chegou a hora de sentar no “trono”.

Quem é mais rápido: o sangue ou os espermatozóides?

- Movendo-se a cerca de 45 km/hora, um espermatozóide deixa para trás os atletas mais rápidos do mundo nos 100 metros rasos. O atleta mais veloz atingiu até agora 37 km/h. Mas, na corrida orgânica, os espermatozóides perdem feio para a circulação sanguínea, que sai do coração a uma velocidade de 108 km/hora. A circulação sanguínea perde para o espirro, que sai das narinas com uma velocidade superior a 150 km/h. e o espirro, por sua vez, perde para os impulsos nervosos, que alcançam 350 km/h de velocidade.

Qual o maior osso do corpo humano?

- É o fêmur, que se estende da bacia ao joelho, e mede 50 centímetros. O segundo maior osso do corpo é o úmero, do braço, que mede 30 centímetros.

Como o sangue chega aos pés e sobe de volta ao coração?

- A grande velocidade com que o sangue desce até os pés dá o primeiro embalo para facilitar sua subida. Além disso, cada pisada no chão durante uma boa caminhada, as panturrilhas (batatas-da-perna), cujo feixe de músculos a Medicina Chinesa denomina de “coração periférico”, ajudam a bombear o sangue de volta ao órgão vital, que é o coração. Isto é possível porque, com os movimentos dos músculos da panturrilha, as válvulas internas das veias são estimuladas para empurrar a circulação para cima. Essas válvulas que existem nas paredes internas das veias, se abrem quando o sangue é bombeado para cima, e se fecham logo em seguida, para impedir que o sangue volte para baixo. Elas estão em perfeita harmonia com os batimentos cardíacos, obedecendo as leis do fluxo e refluxo. Quando o coração bombeia o sangue para fora (fluxo), as válvulas se abrem, dando passagem ao líquido vermelho; quando o coração provoca o refluxo, as válvulas das veias são fechadas para impedir o retorno do sangue para baixo. Um defeito de válvulas resulta em surgimento de varizes.

É verdade que as unhas das mãos crescem mais rápidas que as unhas dos pés?

- Sim! As unhas das mãos crescem quatro vezes mais rápidas que as unhas dos pés. O mais curioso é que as unhas da mão dominante – a direita dos destros e a esquerda dos canhotos – também crescem mais rapidamente do que as da outra mão menos usada. Isto se deve aos movimentos que estimulam a circulação que deixa os órgãos exercitados e seus componentes mais nutridos.

Quantos quilômetros de veias há no corpo humano?

- Se forem unidas em linha reta, teremos 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos, o suficiente para dar cerca de 3 voltas em torno da Terra. Existem cinco tipos de vasos sanguíneos. Ei-los:

Artérias – são vasos que levam o sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo.

Arteríolas – são pequenas artérias que cumprem a mesma função de suas “irmãs” maiores.

Veias – seu papel é carregar o sangue até o coração e pulmões, onde elas recebem o oxigênio.

Vênulas – são veias pequenas que cumprem a mesma função de suas “irmãs” maiores.

Capilares – esses micro-vasos unem as vênulas às arteríolas; através deles ocorrem as trocas gasosas com as células vitais do corpo.

Quem transpira mais – o homem ou a mulher?

- O odor no homem é mais intenso que na mulher. As glândulas sudoríparas do homem são mais ativas, fazendo com que eles transpirem duas vezes mais que a mulher.

Por que soluçamos?

- O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.

Susto cura soluço?

- Sim! Quando levamos um susto, provocamos uma forte inspiração, levando a um aumento do volume de ar nos pulmões. Os pulmões pressionam o diafragma, fazendo com que ele se estique e volte a funcionar normalmente. Mas existem maneiras menos drásticas que também funcionam: tomar um copo d'água com nariz tampado ou inspirar e segurar o ar por alguns instantes.

Quando espirramos fechamos os olhos. Por quê?

- Quando uma partícula estranha entra no corpo pelas vias nasais, estimula os receptores locais que, por meio do nervo trigêmeo (que coordena os movimentos da face), avisam o tronco encefálico que é hora de entrar em ação. Ao receber a mensagem, o tronco encefálico reage imediatamente à invasão, gerando uma série de impulso motores que contraem o abdômen, o tórax e o diafragma, até chegar ao nervo facial. Os reflexos que chegam ao nervo facial também desencadeiam movimentos para expulsar a partícula estranha. Essas contrações atingem diversos músculos da face, incluindo o músculo orbicular, que controla o abrir e o fechar dos olhos. Como resultado de todo esse esforço, fechamos os olhos no momento de um espirro.

É verdade que o beijo na boca melhora a oxigenação do sangue?

- Sim! A língua é a base de todo o paladar, e a boca é uma das partes mais sensíveis do corpo e mais versáteis. Um beijo combina os três sentidos de tato, paladar e olfato. Favorece o aparelho circulatório, aumentam de 70 para 150 os batimentos do coração e beneficia a oxigenação do sangue. Sem esquecer que o beijo estimula a liberação de hormônios que causam bem-estar. Detalhe: na troca de saliva, a boca é invadida por cerca de 250 bactérias, 9 miligramas de água, 18 de substâncias orgânicas, 7 decigramas de albumina, 711 miligramas de materiais gordurosos e 45 miligramas de sais minerais. As terminações nervosas reagem ao estímulo erótico e promovem uma reação em cadeia. Ao mesmo tempo, as células olfativas do nariz – mais próximas da boca – permitem tocar, cheirar e degustar o outro.