quinta-feira, 22 de maio de 2008

SAÚDE E RELIGIÃO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer vem matando uma pessoa a cada dois segundos, em nosso mundo. O câncer é a segunda doença que tem causado maior número de mortes. Em primeiro lugar está os infartos cardíacos e do miocárdio, doenças relacionadas aos problemas circulatórios. A terceira maior causa de mortes em nosso mundo, segundo o médico cientista Vernon Coleman, a ingestão de drogas receitadas pelos médicos. As drogas, segundo a escritora norte-americana, Ellen White, não curam nunca, apenas aliviam os sintomas das doenças e causam outros males que fogem ao controle da Medicina.

Atualmente, ainda segundo a OMS, morrem por ano cerca de três milhões de pessoas pela falta de hábito de comer frutas e vegetais. O nosso trabalho como terapeuta holístico é transmitir os princípios da reforma de saúde, para tornar o mundo mais harmônico e feliz. Enquanto o médico luta para aliviar os sintomas das doenças, visando adiar a morte do doente, nós trabalhamos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Desarmonia prevalecente na religião

Por conta do comer errado é que o nosso mundo está cheio de obesos e cancerosos. Deus deixou o médico naturista e o pastor evangélico para orientar o povo na questão da nutrição natural. Enquanto o terapeuta procura fazer a sua parte, o pastor, na sua maioria, procura atrapalhar o trabalho do terapeuta, transmitindo ao povo que as terapias naturais são coisas da "Nova Era" e "armadilha de Satanás na área da saúde", tirando a oportunidade de o povo ter melhor qualidade de vida. O padre Paulo Wendling, em seu livro A Vida Cura a Vida, diz que "a religião deve estar a serviço da vida, e não contra a vida". Por falta de orientação é que o Brasil tem uma população de cerca de 65% de obesos, além de vir morrendo muitos professos cristãos de câncer. Essa é a razão de Ellen White ter escrito: "Pastores e médicos terão muito o que prestar contas a Deus no juízo final pelas almas que vêm morrendo com o sangue envenenado pelas drogas".

Desde o tempo do profeta Jeremias, que iniciou o seu ministério profético em 626 antes de Cristo, no reinado de Josias, Deus vem reclamando da negligência dos líderes religiosos, dizendo: "O meu povo está perecendo, porque lhe falta o conhecimento: são como ovelhas perdidas; seus pastores as fizeram errar” (Jeremias 50:6; Oséias 4:6). Em Ezequiel 34, Deus promete extinguir o ministério pastoral e rejeitar o pastor infiel, porque, segundo o profeta, o ministro não tem fortalecida a igreja que Deus o confiou, nem curado os doentes que nela existem.

O verdadeiro meio de cura

“Existem muitos meios de praticar a arte de curar (pelo uso de drogas, pela acupuntura, pela homeopatia, pelas cirurgias etc.), mas só existe um meio que o Céu aprova. Os remédios de Deus são os simples agentes da Natureza: o ar e a água puros, o exercício físico, o repouso, o regime alimentar apropriado, a luz solar, a pureza de vida ou abstinência, e a firme confiança em Deus; são os remédios, por cuja falta milhões estão perecendo. Esses remédios estão ao alcance de todos, com pequena despesa; mas as drogas são caras, tanto pelo desembolso de meios como pelos efeitos produzidos no organismo” (2 ME 287).

Ellen White diz que os adventistas deveriam tornar-se conhecidos pelo ensino da reforma de saúde e prática das terapias naturais (MS 187). E propõe ela: “Um grupo de obreiros deve ser preparado para atuar como Médicos Missionários, tendo como instrutores de medicina preventiva e integrativa, não médicos comuns, mas os reformadores de saúde da própria igreja, que devem ensinar a ciência de curar sem o uso de drogas” (MS 63 e 75).

Os remédios divinos encontrados na Natureza são tidos pela Medicina Oficial como “remédios não confiáveis por não terem nenhum embasamento científico”. Esses remédios naturais encontrados na Farmácia divina e recomendados pelos reformadores da saúde são censurados pela classe médica que despreza e considera como “meios inúteis de cura da Medicina Alternativa”. Entretanto, são os únicos que Ellen White diz ser aprovados por Deus como “remédios verdadeiros” (A Ciência do Bom Viver, pág. 127).

Enquanto os médicos comuns lutam para aliviar os sintomas das doenças, pelo uso de drogas e cirurgias, visando adiar a morte dos seus pacientes; os reformadores da saúde, que o povo do mundo conhece como terapeutas holísticos, trabalham para melhorar a qualidade de vida das pessoas e prevenir doenças, indicando os remédios naturais que são encontrados na Farmácia de Deus, que é a Natureza.

Conduta errada

Quando adoecemos e sofremos por causa da nossa conduta errada no comer e no beber, e deixamos de corrigir os nossos hábitos prejudiciais, como também, de confiar no poder divino; e buscamos alívio nas drogas receitadas pelos médicos, Ellen White diz que Deus não intervirá na cura. O Senhor dará o mesmo tratamento que deu ao rei Asa; quando adoeceu, ao invés de procurar os profetas ou os sacerdotes de Israel, através dos quais, Deus operava para curar os enfermos, recorreu aos médicos, e por isso, morreu a míngua, porque o Senhor não interveio na sua cura (II Crôn. 16: 12).

Sobre essa questão, Ellen White é muito clara ao assegurar: “Os que tomam drogas para se aliviarem, podem estar certos de que Deus não interferirá para preservar-lhe a saúde e a vida. E como último recurso, muitos seguem as indicações da Palavra de Deus, e pedem as orações dos anciãos da igreja (nos cultos de quarta feira) em favor da restauração de sua saúde. Deus não considera apropriado responder as orações feitas em favor de tais pessoas... Ele só opera em favor das pessoas que restringem o apetite, cuidam de si mesmos, e fazem esforços no uso dos remédios naturais que Ele deixou para prevenir e combater as enfermidades” (Medicina e Salvação, pág. 14; Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág.25).

Quando mudamos o nosso estilo de vida no comer e no beber e, em lugar de recorrer aos envenenadores, buscamos a ajuda de Deus pelo uso dos remédios naturais, conforme orientação do Espírito de Profecia, então o Senhor, ouve nossa oração, e (por meio da obra médica-missionária) salvará o enfermo de sua enfermidade; e, se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados (Tiago 5: 14 e 15).

Deus sempre operou pela Medicina Alternativa

O correto é o pastor atuar na igreja como médico-missionário ou terapeuta holístico, a exemplo do que acontecia no antigo Israel, onde os sacerdotes e os profetas do Antigo Testamento cuidavam não somente da alma, mas também do corpo e do espírito dos seus compatriotas usando, não drogas, mas os agentes encontrados na Farmácia de Deus que é a Natureza. Confira isso na Bíblia, em II Reis, 5, onde Elizeu curou Naamã, pelo uso da hidroterapia. Em II Reis 20, o rei Ezequias foi curado pelo uso de uma pasta de figo sobre a ferida cancerosa sob recomendação de Isaias. Em João 9, o próprio Cristo curou um cego, pelo uso da argila associada com saliva e a hidroterapia. Jesus e os profetas de Israel restauraram a saúde do povo por ordem divina, não com o emprego de drogas farmacológicas, e sim, com terapias naturais da marginalizada Medicina Alternativa.

Trabalho similar vem sendo realizado pelos terapeutas de saúde que congregam entre os guardadores do sábado. Portanto, a Medicina Alternativa ou não-oficial não é nada novo; ela foi praticada por todos os profetas de Israel, começando por Moisés, por determinação divina. Os livros de Ellen White, a exemplo da Bíblia, estão repletos de ensinamentos sobre Medicina Alternativa e a maneira de aplicar as terapias naturais. Em seus escritos a inspiração divina condena com veemência os tratamentos com base em drogas farmacológicas. E, referindo-se aos terapeutas de saúde e aos médicos naturopata, ela diz que “o Deus da Natureza ainda hoje dirige o instrumento humano no uso de remédios naturais” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 286 e 287).

Preconceito e Discriminação prevalecem entre os adventistas

A gloriosa luz da mensagem de saúde repousa atualmente sobre um pequeno grupo de defensores da reforma alimentar, que sempre clamou por um movimento reformatório de saúde na igreja. Entre os adventistas existe um grupo de reformadores da saúde e do sábado que vieram de organizações da saúde holística e das corporações religiosas do professo mundo cristão. Esses reformadores da saúde vêm clamando como pedras, no mundo e dentro da igreja. Quando eles se manifestam ensinando os princípios da reforma alimentar, “os pastores - como já previa Ellen White - aconselham o povo a não os ouvirem e, semelhantes aos fariseus da antiguidade, cheios de ira por ser posta em dúvida a sua autoridade, denunciam a mensagem de saúde como sendo de Satanás; e agita as multidões amantes do pecado (da intemperança) para ultrajar e perseguir os que a proclamam” – Eventos Finais, pág. 181.

Eis a saída para que isto não venha a acontecer segundo Ellen White: “Devemos ter (nas escolas de teologia) instrutores de Medicina que ensinem a ciência de curar sem o uso de drogas“. Ao saírem os alunos (formados pastores) dos nossos colégios, devem ter melhor saúde e melhor compreensão das leis da vida. “Entretanto, saem deploravelmente ignorantes quanto ao regime alimentar” (M. S., pág. 75 e 77).

Meu e-mail: wilsondias.saudetotal@yahoo.com.br

Meu MSN: wilson_terapeuta@hotmail.com

Meus Orkuts:

Wilson Dias – Terapeuta da Saúde: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=18236681850922133084

Escritor Wilson Dias: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11030414232224674094

IV Seminário da Saúde Holística: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2394010572039469397

Nenhum comentário: