quarta-feira, 21 de maio de 2008

O Papel do Terapeuta Holístico na Sociedade

“Jesus praticava e ensinava a verdadeira Medicina Holística” – Dr. Silas de Araújo Gomes


- A palavra “terapeuta” vem do grego “therapeutai", derivado do verbo “therapeuin”, que se traduz: “Servidor de Deus”, ou “Aquele que está a serviço de Deus”. O terapeuta é acima de tudo um conselheiro e reformador da saúde do povo. A profissão do terapeuta não visa à cura, e sim, melhorar a qualidade de vida das pessoas, com aconselhamentos, orientações sobre nutrição natural, mudança no estilo de vida e aplicação de terapias harmonizantes e equilibrantes não-agressivas ao organismo humano.


A terapia holística existe há milhares de anos, uma herança dos sacerdotes e profetas, figuras chaves da cultura do povo judeu. “Segundo a tradição judaica, a função de terapeuta era desenvolvida pelos profetas e sacerdotes do antigo Israel. Esses homens tinham o dever de cuidar tanto da alma quanto do corpo de seus compatriotas. A cura é um ato divino. O terapeuta ou médico, um auxiliar de Deus” (Dr. Manfred Krusche, Revista Vida e Saúde/Fevereiro de 1997).

“Filon, filósofo judeu de Alexandria, foi o primeiro a referir-se aos terapeutas, considerando-os como integrantes de uma seita judaica. Eusébio, São Jerônimo e outros Pais da Igreja pensavam que os terapeutas eram cristãos. Eles formavam um traço de união entre o judaísmo e o cristianismo" (O 'Evangelho Segundo o Espiritismo, pág. 27).

"A terapia holística era, outrora, confiada apenas aos sacerdotes e aos profetas de Israel, o que é ratificado pela existência de um grupo de judeus pré-cristãos que chamavam a si mesmos de “Terapeuta", cuja fama se devia ao fato de praticarem uma arte harmonizadora mais eficaz que a de uso geral, incluindo corpo, alma e espírito. Eles eram instruídos pela Natureza e pelas leis sagradas instituídas pelo Deus vivo" (On the Contemplative Life...).

O paradigma holístico era, na antiguidade, absoluto não somente entre o povo judeu, como também em todas as sociedades primordiais sob outros nomes, a exemplo da Medicina, que surgiu no Egito por volta de 2900 antes de Cristo. “Em resposta à doença, a pseudo-ciência médica foi desenvolvida no Egito e também na Mesopotâmia. Alguns dos tratamentos incluíam feitiçaria, bruxaria, astrologia, exorcismo, adivinhação por agouros e encantamentos” (Revista Teológica do IAENE, pág. 74 e 75, julho/dezembro/1999). A Medicina deu os primeiros passos rumo à ciência moderna em 2650 a.C., quando foi organizada pelo sacerdote pagão-egípcio, Imhotep. A Medicina só se consolidou como ciência médica por volta de 200 depois de Cristo, depois que teria sido desenvolvida em Pérgamo, cidade da Ásia Menor, tendo como organizador Galeno, médico particular do imperador romano, Marco Aurélio.

Como em uma aspiral ascendente, a humanidade vem revistando certos temas de épocas passadas, renomeando ao que já existia, emprestando-lhe novas roupagens e enquadrando-os aos “novos tempos”. Temos como exemplo a Terapia Holística que foi transmitida por Deus a Adão e Eva, durante a criação do mundo, para que o casal edênico pudesse desfrutar de verdadeira felicidade, ótima saúde e comunhão com o Criador do universo, além de harmonia com a Natureza. Visando prevenir enfermidades, evitar o enfraquecimento do corpo e garantir a longevidade, a ordem divina dada a Adão e Eva é que fizessem uso das ervas medicinais e adotassem um regime frugal e à base de grãos e vegetais (Gênesis 1: 29). Mesmo depois da expulsão do Paraíso, o casal edênico foi recomendado pelo Criador para continuar fazendo uso das ervas, envolvendo os vegetais em geral, acrescentando à dieta raízes, sementes, talos, folhas e hortaliças. Foi requerido também o exercício físico (Gênesis 3: 18 e 19). Pelo fato de atender as recomendações transmitidas pelo Criador do universo, vivendo os princípios da Terapia Holística, cuidando do corpo como um todo, Adão viveu, segundo a Bíblia, 930 anos (Gênesis 5: 5).

Por que holístico e servidor de Deus?

- A palavra “holística” vem, também, do grego "holos", que significa “um todo” ou “por inteiro”, o mesmo que “integralista’ ou “completo”. Os adventistas preferem usar os termos “integralidade” ou “saúde total”. A versão antiga mais complete do fenômeno holístico vem do povo hebreu, que recebeu instruções divinas para manter a saúde global. O ser humano deve ser visto (não como dicotomia, ou algo separado, mas) como existindo em três dimensões: física, mental e espiritual. Harmonizar o tratamento com a Revelação de Deus; isto é Medicina Holística no mais elevado sentido” (Dr. Manfred Krusche, Revista Vida e Saúde, Fevereiro de 1997).

Diz-se ser o terapeuta um "servidor de Deus", ou "aquele que está a serviço de Deus", porque o terapeuta indica o uso de agentes curativos extraídos da Natureza que é tida como a Farmácia de Deus. Como o terapeuta recomenda os remédios naturais, oriundos da Farmácia de Deus, por isso é reconhecido como “servidor de Deus”. Dentre os agentes curativos da mãe-Natureza destacamos as saladas cruas (vegetarianismo), sucos naturais (sucoterapia), ervas medicinais (fitoterapia), uso racional da água (hidroterapia), luz solar (helioterapia), ar puro (aeroterapia), alimento sem carnes (dieta vegetariana), além de compressas quentes e frias, e cataplasmas de argila (argiloterapia ou geoterapia).

A função do terapeuta ou reformador da saúde é apresentar ao povo os princípios da reforma

pró-saúde e alertá-los quanto aos efeitos do pecado da intemperança, levando-os a

renunciar o apetite pervertido e, desta forma, prevenir a doença e reconquistar a saúde física,

mental e espiritual. Os que desenvolvem as terapias naturais são conhecidos como "terapeuta holístico", porque eles tratam o ser humano por inteiro, como um todo.

“Sem mudança de hábito alimentar não há cura de doença”, assegura Ellen White.

Isto é o que está por traz da iridologia e das terapias holísticas.

As pessoas que não querem mudar seu estilo de vida no comer, no beber, no pensar e no agir serão doentes crônicos e dependentes químicos até ao dia da morte, e nunca se libertarão das drogas, indo de mal a pior.

Tratar o homem como um todo

“Vivemos numa época em que a ciência médica age principalmente em função de um conceito chamado “dicotomia” – algo separado ou dividido. O que é dividido no conceito da ciência médica? – O corpo humano. É por isso que existem as centenas de especialidades médicas. O médico ou terapeuta que lida com doentes e não conhece o relacionamento – corpo e mente – estará em grande desvantagem” – Dr. Sang Lee, Liberte-se, pág. 23 e 24.

O começo da cura de qualquer enfermidade está na mente do doente. Ele deve saber porque adoeceu e o que fazer para restaurar a saúde e a vida. A recuperação do doente depende de um novo estilo de vida apoiado em cinco fatores de cura: emoções positivas, risos, dieta natural sem carnes, exercício físico e firme confiança no poder curativo de Deus, componente da cosmovisão teísta. Enfim, o terapeuta holístico tem o dever de dizer ao doente: COM A AJUDA DE DEUS VOCÊ VAI FICAR CURADO; PENSE POSITIVAMENTE; VOCÊ VAI SARAR! E recomenda ainda: BUSQUE FORÇA EM DEUS E CONTROLE SEUS PENSAMENTOS E EMOÇÕES! Deus está desejoso de curar o doente, mas este só conseguirá a cura se confiar inteiramente em Seu poder curador. Pesquisas desenvolvidas pela Associação Médica Americana constataram isso!

A oração é um tipo de psicoterapia que faz sentir melhor tanto o terapeuta quanto o doente. É-nos impossível mudar o estado doentio do corpo, pois somente Deus é a fonte de cura. Como Seus cooperadores, nós, terapeutas holísticos, podemos, através da oração intercessória, abrir o coração a Deus que nos ouve e atua na cura do doente realizando verdadeiros milagres por nosso intermédio. Até o próprio Jesus, quando esteve nesta Terra, pedia auxilio de Deus, mediante oração intercessória, para efetuar curas. Como não somos curandeiros, dependemos de Deus para restaurar o doente à saúde e à vida, e isto só é-nos possível mediante oração pelo doente e pelo trabalho que realizamos como terapeutas do corpo e da alma.

Atendendo recomendação de Hipócrates – Pai da Medicina, a Associação Médica Americana, criou nos Estados Unidos, no início da década de 1980, um setor de oração. Depois de desenvolver 200 estudos científicos sobre a oração e a cura, a entidade implantou essa especialidade em cerca de 80 escolas de Medicina, que atualmente oferecem cursos sobre a oração, espiritualidade e cura. Os resultados da pesquisas sobre o poder da oração nos tratamentos de saúde, que atualmente vem sendo desenvolvidas em hospitais e Universidades de Medicina norte-americanas, serão apresentados durante a realização do IV Seminário da Saúde Holística, que acontecerá em Sobradinho, no período de 19 a 21 de abril de 2008.

Leis, Decretos e Portaria amparam a profissão do Terapeuta Holístico

A profissão de terapeuta holístico é lícita e pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde que possua o CRT; seja instruída e habilitada para esse fim, já que não existe Lei ou Decreto Federal que a preveja, limite ou impeça seu livre exercício. O exercício profissional de terapeuta holístico é atualmente amparado por Sindicatos, Conselho e Associações congêneres, através da Lei 1.966/97 e auto-regulamentada por Decreto Nº. 3.060/97, do CONSELHO FEDERAL DE TERAPIA HOLÍSTICA. Enfim, para exercer a sua profissão, o terapeuta holístico deve ser devidamente credenciado e recolher junto ao Ministério do Trabalho o imposto sindical que é cobrado anualmente, via Sindicato da classe. Convém lembrar que só existem dois projetos de lei federal, no Congresso Nacional, que pedem a regulamentação da profissão de Terapeuta Holístico. A primeira foi do senador Valmir Campelo (projeto de Lei do Senado nº. 306, de 1991), que propõe a regulamentação da profissão de Terapeuta Holístico em Medicina Natural. O segundo projeto de Lei foi apresentado com o mesmo fim pelo deputado José de Abreu, em 1996.

A Terapia Holística vem atraindo cada vez mais a simpatia popular e, por essa razão, um relatório publicado em Boletim Informativo do SINTE, revela que cerca de 22 mil médicos brasileiros, para não perder os seus pacientes que fizeram opção pelas terapias naturais, vêm atualmente desenvolvendo a profissão de Terapeuta Holístico. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em sua última pesquisa, constatou que a profissão de Terapeuta Holístico deverá ocupar o 3º lugar no ranking das profissões mais procuradas nos próximos 10 anos; sendo que a 1ª será a Informática, e a 2ª o Turismo; a Medicina ficou na quarta colocação da pesquisa. Assim, tudo está caminhando para cumprir-se o que escreveu Thomas Edson – Pai da Lâmpada – que assim previu: “O médico do futuro não receitará drogas, mas alimentos e remédios naturais; e vai ensinar o povo como comer para prevenir as doenças e restaurar a saúde”.

Da década de 70 para cá, com a contínua e crescente valorização das terapias naturais da chamada Medicina Alternativa, a Terapia Holística tornou-se a principal atividade da profissão do século 21. Essa nova consciência foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no Congresso de Alma Atha, realizado em Cazaquistão (antiga União Soviética), em 1969. Estes organismos internacionais elaboraram um documento que ficou conhecido como “Declaração de Alma Atha”. No item 7 do capítulo VII do citado documento ficou instituído que a “arte de curar não deve ficar restrita somente a médicos, mas também a terapeutas e pessoas que praticam a Medicina Alternativa ou Tradicional, para que sejam atendidas as necessidades de saúde expressas pela comunidade”.

Por força da Portaria 971, de 03/05/2006, do Ministério da Saúde, que foi publicada no Diário Oficial da União, edição de 04/05/2006, o Governo Federal aprova a inclusão de Práticas Corporais Integrativas e Complementares da chamada Medicina Alternativa no SUS – Sistema Único de Saúde. Diante disso, terapeutas e médicos vão trabalhar lado-a-lado nos postos de saúde, hospitais e clínicas conveniadas do órgão. Isto vale dizer que o Governo Federal deu o primeiro passo para reconhecer a Medicina Holística como ciência, como era na antiguidade entre os anos de 420 antes de Cristo, quando foi organizada por Hipócrates como primeira ciência médica, até o ano 200 depois de Cristo, quando caiu em desuso com o surgimento da Alopatia.

Com o reconhecimento da profissão do terapeuta holístico, pelo Governo Federal, o povo terá acesso às práticas corporais voltadas para a prevenção de doenças e recuperação da saúde pelos meios naturais, destacando a Acupuntura (sistêmica e auricular), a Hidroterapia ou o Termalismo, a Fitoterapia e a Homeopatia. Para isto, as Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios brasileiros estão recebendo orientações do Ministério da Saúde, para criar estrutura e promover palestras de orientações sobre saúde holística, com publicações e distribuição de cartilhas, como também, pela mídia, para conscientizar o povo sobre as práticas de terapia natural que deverão integrar as políticas de saúde do SUS.

Através dos métodos de terapias naturais e holísticas o mundo dispõe de um caminho para normalizar as pessoas; e para torná-las mais saudáveis, organizadas, harmônicas, construtivas, felizes e prontas para ajudar aos seus semelhantes, ao invés da atual situação, em que as pessoas não gozam de boa saúde, apesar do grande número de médicos, de postos de saúde, de clinicas, de farmácias e de hospitais. E, por conta da ausência de saúde e bem-estar, as pessoas são desorganizadas, sem harmonia, destrutivas, infelizes e desprovidas de amor e compaixão. É como disse o doutor W. Arbuthnot Lane, a maior autoridade mundial em Medicina: “O mundo está num caminho errado! Em lugar de estudar dietética e desintoxicação do corpo humano, estuda-se germes e micróbios”.

Normas Técnicas e Princípios Fundamentais das Terapias Holísticas

Em geral, o terapeuta holístico procede ao estudo e à análise do cliente, realizando sob o paradigma holístico a avaliação da saúde pela abordagem da íris do olho (iridologia); pelo exame dos pontos reflexos encontrados nos pés e resto do corpo (reflexologia); e pela observação de sinais e traços fisionômicos do indivíduo (fisiognomonia), além de uma anamnese, levando em consideração os aspectos físico e sócio-somato-psíquicos. O terapeuta holístico não deve portar diploma de médico, mas deve ser possuidor de uma somatória de conhecimentos das mais diversas técnicas, visto que, cada caso deve ser estudado isoladamente e considerado único. Diante disso, esse profissional de saúde integral deve dispor dos mais variados métodos de terapias, para possibilitar a opção por aqueles com os quais o cliente tenha maior afinidade.

O papel do terapeuta holístico é promover a otimização da qualidade de vida, estabelecendo um processo interativo com seu cliente, transmutando a desarmonia em auto-conhecimento das leis naturais e a mudanças do seu estilo de vida no comer, no beber, no vestir, no pensar e no agir, tendo como único alvo o bem-estar do indivíduo, da coletividade e do meio-ambiente. Em lugar de drogas ele recomenda alimentos, e ensina o povo como comer para ter saúde e prevenir enfermidades não somente físicas, mas também mentais e espirituais sem conotação religiosa. Ele não diagnostica doenças; avalia os desequilíbrios orgânicos e energéticos com suas predisposições e possíveis conseqüências, além de promover o auto-equilíbrio pela aplicação de métodos de terapias harmonizantes e equilibrantes não-agressivas ao organismo humano.

Além de promover o bem-estar do indivíduo, da coletividade e do meio-ambiente, o terapeuta holístico é um estudioso das ciências naturais. Para isso ele deve manter constante desenvolvimento pessoal, científico, técnico, ético e filosófico, através de supervisão, práticas terapêuticas, participação de seminários e de cursos similares de reciclagem. O trabalho do terapeuta não invade a área médica, pois ele usa métodos naturais e brandos, buscando somente catalisar o auto-equilíbrio da pessoa atendida, despertando em seu organismo os meios de defesa e os recursos naturais de restauração pelo equilíbrio da energia vital que circula no corpo.

São Direitos do Terapeuta Holístico

O terapeuta holístico orientar-se-á no exercício de sua profissão, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 10/12/1948, pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Conforme o Artigo 05, da Constituição Federal do Brasil, o terapeuta holístico, como qualquer outro profissional, goza também dos seus direitos constitucionais, que são:

a) Exercer a profissão sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, nacionalidade, cor, opção sexual, idade, condição social, opinião política ou situações afins;

b) Utilizar-se de técnicas que não se lhe sejam vedadas ou proibidas por lei federal, podendo, inclusive, fazer uso de instrumentos e equipamentos não agressivos ao organismo, bem como produtos naturais cuja comercialização seja livre, além de orientar a pessoa atendida através de aconselhamento profissional;

c) Recusar a realização de trabalhos terapêuticos que, embora sejam permitidos por lei, estejam contrários aos ditames de sua consciência ou convicção religiosa;

d) Suspender ou recusar atendimentos, individual ou coletivo, se o local não oferecer condições adequadas, ou se ocorrerem fatos que, a seu critério, prejudiquem o bom relacionamento com a pessoa a ser atendida, impedindo o pleno exercício profissional.

e) Em cada Município brasileiro onde atuam terapeutas holísticos, o profissional tem direito de inscrever-se na Secretaria Municipal da Fazenda, obtendo seu ISS e Alvará como Autônomo. Para isso, a Câmara Municipal deve criar um Código de Atividade Econômica do Terapeuta Holístico, como já existe em São Paulo e em outros grandes centros.

Relação dos métodos de terapias holísticas

“Cirurgias, laqueaduras, amputações, eclâmpsia, transfusão de sangue, vacinações, exames laboratoriais, drogas farmacológicas, consultórios médicos e de terapeutas, postos de saúde, hospitais e hospícios. Tudo isso foi criado contra os intemperantes no comer e no beber e, por causa deles, veio sobre o mundo as doenças e enfermidades”.

Pela misericórdia de Deus, surgiram vários métodos alternativos de terapias, que são utilizados pelos terapeutas holísticos, para aliviar a humanidade sofredora. Dentre as terapias não-agressivas ao organismo humano que atualmente são desenvolvidas pelo terapeuta holístico, destacamos:

- a Acupuntura, uma técnica milenar chinesa que consiste na aplicação de agulhas sobre os pontos de energia do corpo humano; é atualmente tida como uma especialidade médica, e reconhecida como ciência, pelo Conselho Federal de Medicina, através da Resolução n°. 1055, publicada em agosto de 1995, depois de estudos feitos em várias Universidades de renome em todo o mundo que mostram a existência das linhas-mestras e dos pontos energéticos do corpo humano e também nos animais. Entretanto a prática da Acupuntura ainda não é um ato médico, por falta de uma lei federal que a regulamente. Com isso, continua sendo uma técnica terapêutica livre, do terapeuta, e não um monopólio médico.

- a Naturoterapia (terapia pelo uso dos remédios da Natureza), método criado pelo Criador do universo antes mesmo da existência da vida humana, na Terra; consiste em terapias naturais em que o terapeuta holístico ou o médico naturopata utilizam os remédios divinos encontrados na Farmácia de Deus, que é a Natureza, para restaurar o doente à saúde e à vida. Os principais remédios usados pela Naturoterapia são: ar, luz solar, hidroterapia, geoterapia, alimentoterapia, oração pela recuperação do doente, imposição das mãos, compressas, exercício físico, fitoterapia e confiança no poder curativo de Deus;

- a Reflexologia é um método que se utilizam os pontos de reflexo dos pés, das mãos e de partes do corpo, para diagnose. A terapia, ou seja, o tratamento pelo uso dos pontos de reflexo é conhecido como Reflexoterapia. Os pés, segundo Ellen White, são como um espelho para todo o corpo, a exemplo dos olhos, onde se encontram terminais nervosos que estão ligados aos órgãos internos e ao cérebro, cujos pontos, sendo sensíveis ao toque digital, denunciam irregularidades ou problemas de saúde. Esses pontos de reflexo que são encontrados nos pés, e têm ligação com o cérebro e partes do corpo, através de dez zonas nervosos, podem ser afetadas caso não haja certo cuidado ou proteção dos nossos pés.

– “Seria falta de prudência se me sentasse com os pés ou membros frios, fazendo assim que o sangue retroceda das extremidades para cérebro e para os órgãos internos. Devemos proteger sempre os pés (principalmente) no tempo úmido... Haverá fermentação no estômago, e então os pontos fracos (ou seja, os pontos de acupuntura) do organismo humano os denunciarão” (Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 302 e 335);

- a Massoterapia, técnica que utiliza as mãos sobre a pele com métodos de fricções, pressões, amassamentos etc., é voltada para melhorar a circulação sanguínea e prevenir enfermidades diversas. Isto é possível porque a pele é um dos principais órgãos ligados ao sistema imunológico, sob a qual se encontram os pontos energéticos do corpo humano, que são trabalhados pela prática da Massagem Terapêutica ou Relaxante. Ellen White, no seu livro Conselhos Sobre Saúde, pág. 58 e 103, diz que as pessoas ao despertarem, devem se massagear, fazendo fricção em todo o corpo com uma toalha ou esponja frio-úmida ou com as mãos, para melhorar a circulação, combater várias enfermidades e remover as impurezas da pele. Esse tipo de massagem, segundo ela, pode ser aplicada em recém-nascidos, antes dos banhos diários, para prevenir resfriados, problemas circulatórios e combater doenças de pele;

- a Terapia Nutricional ou Dietoterapia, é o pilar da Naturoterapia, ou seja, da Medicina Natural. Trata-se de um método que consiste no tratamento e prevenção das enfermidades pelo uso de alimentos e sucos naturais, conforme o tipo de sangue de cada pessoa. A proposta do médico Hipócrates é esta: “Fazei do alimento o teu remédio”. A alimentação, segundo Ellen White, deve ser usada não para satisfazer o paladar, mas visando o avigoramento do organismo. Cada tipo de sangue determina o que o indivíduo deve comer. Ela diz ser impossível estabelecer uma regra fixa para todos, isto porque nem todos podem comer as mesmas coisas. Alguns não podem usar leite, ao passo que outros tiram dele bom proveito. Pessoas há que não conseguem digerir ervilhas e feijões; para outras pessoas esses alimentos são saudáveis (A Ciência do Bom Viver, pág. 319 e 320);

- a Fitoterapia é um método que usa as ervas na forma de infusão, decocção e maceração, para a recuperação dos enfermos. Fazendo menção às ervas, Ellen White diz que as coisas da Natureza são bênçãos de Deus, e foram providas por Ele para comunicar saúde ao corpo, à mente e à alma. Associadas ao tratamento por água (hidroterapia) as ervas medicinais e vegetais são mais eficazes no restabelecimento da saúde do que toda a medicação de droga do mundo (Conselhos Sobre Saúde, pág. 169);

- a Geoterapia ou Argiloterapia, é um método de tratamento voltado para combater tumores, dores e febres internas pelo uso da argila misturada com água sobre a pele. O tratamento pelo uso da argila foi usado por Jesus quando esteve nesta Terra. “Uma ocasião, Ele ungiu com terra (argila) os olhos de um cego, dizendo-lhe: “Vai, lava-te no tanque de Siloé... Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo”. João 9:6 e 7. Cristo fez uso dos simples agentes da Natureza. Conquanto não recomendasse as medicações compostas de drogas, sancionou o emprego de remédios simples e naturais” (Conselhos Sobre Saúde, pág. 30).

- a Quiroprática ou Quiropraxia, é um método composto de 600 manobras, eficaz para alinhamento da coluna vertebral visando o combate e prevenção às enfermidades ligadas aos sistemas nervosos, e consiste na manipulação das vértebras;

- o Do-In e Shiatsu, são métodos de massagem oriental que têm a mesma finalidade da Acupuntura. Mediante a pressão dos dedos sobre os pontos energéticos, o massoterapeuta regulariza a energia vital que circula em todo o corpo da pessoa massageada através dos pontos que o Criador do homem estabeleceu sobre cada músculo e nervo da nossa constituição. Senão vejamos o que escreveu Ellen White sobre o assunto: “Deus tanto é autor das leis físicas quanto o é da lei moral. Sua lei está escrita com o Seu próprio dedo em cada nervo, em cada músculo, e em cada faculdade que confiou ao homem” (Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 17).

- a Cromoterapia é um método de terapia pelo uso das cores, e visa, também, a regularização da energia vital que circula no corpo humano por meio das linhas mestras que os chineses chamam de “meridianos”;

- a Moxabustão, trata-se de um método de terapia que utiliza fogo na forma de bastão apropriado sobre os pontos de Acupuntura, para prevenir e combater enfermidades crônicas, principalmente aquelas chamadas “doenças do frio”, como reumatismos, gripes, resfriados, artrites, artrose, tuberculose etc.;

- a Auriculoterapia ou Acupuntura Auricular, é um método de tratamento voltado para combater enfermidades diversas pelo uso de micro-agulhas sobre os pontos de energia do pavilhão auricular;

- a Iridologia ou IrisDiagnose, é um método milenar de diagnose pelo exame da íris do olho. Foi usada pelos médicos holísticos, da escola de Hipócrates, até o ano 200 depois de Cristo. O exame iridológico era parte da atividade de Moisés que, por ordem divina, fazia a avaliação da saúde dos filhos de Arão candidatos ao cargo de sacerdote do santuário hebreu. Aqueles a quem ele examinasse o olho e verificasse um sinal na córnea que a Bíblia denomina de “belida”, estes eram impedidos de exercer o cargo de sacerdote. Isso tornou Moisés em o primeiro reformador da saúde e iridologista na história da iridologia. Ver Levítico 21, verso 20. Este método de diagnose que havia caído em desuso em 200 depois de Cristo, com a extinção da Medicina Holística, foi resgatado há 200 anos atrás, pelo médico húngaro, Peczely, que redescobriu a iridologia ao verificar na íris de sua coruja de estimação um sinal escuro que apareceu depois que esta quebrou acidentalmente sua pata. Para Moisés descobrir o sinal de “belida no olho” dos sacerdotes – uma mancha branca que apresenta na córnea do olho de toda pessoa que tem hábito de comer carne com sangue ou chouriço, calabresa, salsicha etc. – seria necessário ele fazer o exame iridológico, prática que era do seu conhecimento. A história bíblica revela que, quando Moisés foi príncipe do Egito, ele foi educado em toda a ciência que envolvia também Medicina e o estudo da íris do olho (Atos 7: 22).

A escritora Ellen White, não teve o privilégio de estudar iridologia nem ciência médica como Moisés, mas certa feita ela descobriu, pela observação do olho de determinado membro da sua igreja, sinais que revelavam que ele consumia muito açúcar refinado e, ao fazer essa descoberta pelo exame do olho, ela fez a seguinte observação: “Meu irmão, seus olhos não me agradam... estão revelando que seu organismo é uma massa viva de corrupção” (Conselhos Sobre Saúde, pág. 149 e 150). Vemos também na Bíblia Jesus fazendo menção à iridologia. Em Mateus 6, verso 22, Ele afirma: “São os olhos a lâmpada do corpo”. Nessa época em que Jesus fez essa declaração, a iridologia era o principal meio usado pelos médicos holísticos, da escola de Hipócrates para diagnosticar o estado geral do corpo e do organismo dos seus pacientes. Registros dão conta de que Jesus também praticou e ensinou a Medicina Holística, de Hipócrates (Medicina Alternativa – a armadilha dourada, pág. 125).

Conclusão - Normalmente, os evangélicos que desenvolvem a iridologia ou terapias naturais da chamada Medicina Alternativa, são discriminados, odiados e perseguidos pelos líderes religiosos, que os proíbem de pregar em suas igrejas. O diabo odeia a iridologia, porque a íris funciona como uma “lâmpada para o corpo” (Mat. 6: 22), revelando o estado de toxidade do organismo e de acidose do sangue, requerendo uma reforma de saúde, incluindo a reforma alimentar. Como é desejo do maligno que as pessoas continuem na ignorância da luz sobre a reforma alimentar; e não deixem de adoecer, sofrer, e morrer prematuramente com a mente entorpecida pelo uso de alimentos impróprios, e com o sangue envenenado pelas drogas que Ellen White considera como “sementes da morte”; então ele usa seus agentes humanos que ele mantém na liderança das igrejas (como usou os fariseus da antiguidade contra Jesus e Seus discípulos), para discriminar e perseguir os terapeutas cristãos que trabalham como iridólogos ou iridologistas.

- * Wilson Dias da Silva, é presidente da Associação Baiana de Medicina Natural e Preventiva (ABMNP),

e Delegado do Conselho Regional dos Terapeutas Holísticos da Bahia.

2 comentários:

Sundari Devi disse...

Wilson Dias, amigo você é um fenômeno; perspicaz, capaz, estudioso, culto, sábio e sobre tudo generoso com todos os necessitado da saúde, eu gostaria muito se tivesse sido merecedora de ter convivido avida toda ao seu lado, pois, teria aprendido muito com você a realizar, se lançar, fazer e refazer, você é seguro e emana segurança, tenho certeza que aqueles que lhe rejeitam, é porque eles vêem à luz em você e sentem medo e inveja, porque você anula outros com seu brilho, ovusca muito. Essa página toda, essa matéria sobre medicina holística está demais. Você é o próprio leonino, o próprio sol que brilha para todos.
Parabéns é pouco para tanta grandiosidade.
Grande abraço!

Sundari Devi disse...

Desculpe erro de concordância, quiz dizer, necessitados.