quarta-feira, 21 de maio de 2008

Imitai a Águia


“Os jovens se cansam e se fadigam, e os mais velhos de exaustos caem, mas os que confiam em Deus se revigoram, e como a águia andam nas alturas, correm e não se cansam vivem sem fadiga” - Isaias 40: 30 e 31

O profeta Isaias compara o verdadeiro cristão, ou seja, a pessoa obediente e temente a Deus, a uma águia, você sabe por quê? - A águia é a ave que voa mais alto, porque ela agüenta as pressões atmosféricas resistindo à força dos ventos e as mudanças de temperaturas. Assim, também, acontece com o verdadeiro cristão: os seus pensamentos estão sempre elevados, nas alturas, onde o Altíssimo habita. E também, sempre está preparado para enfrentar as tribulações e turbulências, suportando o revés da vida moderna.

Enquanto as aves comuns se cansam e se fadigam, e as mais adultas ficam exaustas e caem; as águias quando se sentem fracas e abatidas por causa da idade resolvem fazer uma renovação, ou seja, uma espécie de reforma alimentar; então elas se revigoram e voltam a voar alto e caçar até lobos ferozes sem se fadigar.

Uma vez por ano as águias arrancam as penas longas e rígidas de suas asas, que são trocadas por outras mais resistentes, dando-lhes condições de vôos mais altos e mais longos. Com isso, suas forças são sempre renovadas. Mas, isto não é o bastante! Ela tem que fazer um sacrifício maior tomando uma decisão difícil.

A águia vive aproximadamente 35 anos, mas com uma mudança no seu estilo de vida ela consegue se renovar e dobrar sua idade para 70 anos. Sabe como ela age para viver mais?

- Quando a águia sente que está ficando velha e sem o vigor de antes para continuar caçando animais para comer e, ao sentir que seu bico alongado e pontiagudo se curvou, perdendo a força; e suas asas ficaram fracas não dando mais condições de fazê-la voar tão alta como antes, ela então vê diante de si duas alternativas: voar bem alto para o pico de uma montanha e esperar a morte chegar; ou submeter-se a um processo doloroso de reforma e renovação que duram 150 dias.

Esse processo doloroso, de cinco meses, consiste em uma reforma alimentar e renovação das suas penas, das unhas e o bico.

- A primeira medida tomada pela águia é encher o seu ninho de alimentos, incluindo frutas, verduras, raízes e os mais variados vegetais, além de alguns roedores como coelhos, preás, ratazanas, mocós e esquilos, que são mantidos vivos, no ninho, onde se reproduzem e se alimentam das raízes. E durante o processo de renovação são devorados.

Ela reúne um bom estoque de alimentos que possa passar durante os cinco meses de renovação comendo sem sair do ninho. Na sua última caçada ela devora um ou mais animais que possa encher bem o papo e ficar pelo menos três a cinco dias sem comer.

Então, ela bate com força contra a rocha o seu bico até que este venha a cair. Após arrancá-lo, ela espera nascer um novo bico, com o qual começa a comer os vegetais estocados, adotando um regime vegetariano. Com seu novo bico ela arranca suas próprias unhas na esperança de nascerem outras garras mais fortes e mais resistentes.

As cenouras e outras raízes colocadas no ninho são também usadas pelos roedores que são mantidos vivos acompanhando todo o processo de renovação da águia. Durante esse período, os animais mantidos presos no ninho se reproduzem e são devorados quando a águia pode utilizar o seu bico e suas garras. Com isso, não falta alimento durante todo o período da renovação.

Ao nascer as suas novas unhas, a águia passa a arrancar suas penas envelhecidas e, para se proteger do frio, ela se aquece com o calor dos animaizinhos que, confinados no ninho, acompanham todo o processo de renovação. Depois de algumas semanas, ela torna a receber novas penas. Após cinco meses de renovação ou reforma alimentar, a águia sai para o famoso vôo que lhe dará a garantia de mais 35 anos.

Quando adoecemos ou envelhecemos, temos que nos resguardar de certos alimentos e, a exemplo da águia, começar um processo de renovação ou reforma alimentar.

Para continuar a voar um vôo de vitórias, com Cristo, devemos nos desprender do ódio, dos ressentimentos, das lembranças desagradáveis, dos vícios e dos hábitos prejudiciais a saúde. Somente após uma reforma espiritual, livres do pecado da intemperança e do peso do passado, poderemos sentir o valioso resultado de uma vida de RENOVAÇÃO COM CRISTO.

A escritora norte-americana, Ellen White, mensageira profética da igreja adventista do sétimo dia, já dizia: “sem mudança de hábito alimentar não há cura de doença”. O médico grego Hipócrates, tido como o Pai da primeira Medicina cientifica que era denominada de “Medicina Holística”, sempre recomendava aos seus alunos: “Médico, cura-te a ti mesmo; fazei do alimento o teu remédio”.

Caso o ser humano seguisse o exemplo da águia e de outros animais, fazendo uma limpeza dos seus intestinos e mudando o seu estilo de vida no comer e no beber, ou deixasse de comer quando se sentisse doente, certamente teria seu corpo revigorado e suas forças restauradas sem que houvesse necessidade de submeter-se às drogas que são receitados pelos médicos. Sabemos que as drogas não curam doença, apenas aliviam os sintomas dando uma sensação de cura. Ellen White chama isso de “falsa cura”. Como o povo acha que tudo o que é falso é melhor; o que fazer? Como disse Hitler, o responsável pelo progresso da Medicina: “Quanto maior a mentira, mais crédito o povo dá”.

Nenhum comentário: