sábado, 17 de maio de 2008

Como ter melhor qualidade de vida


Quando se fala em qualidade de vida pensa-se logo em saúde e bem-estar. Saúde é sinal de energia e vigor, além de elasticidade e relaxamento muscu­lar combinados com a alegria de viver, ânimo, felicidade, harmonia com Deus, com a Natureza, com os animais e com os nossos semelhantes; é sentir-se livre de fa­diga e ter vitalidade, como também, desenvolver atividades física, intelectual e espiritual. È também perseguir uma vida saudável a partir da forma correta de alimentar-se.

Para conservar a saúde necessitamos de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, que são encontrados apenas nas frutas e verduras, ou seja, nos alimentos crus. A Organização Mundial da Saúde adverte: “Cerca de três milhões de pessoas morrem anualmente por falta de consumo de frutas e vegetais”. Ainda segundo a OMS, o consumo de frutas e vegetais previne doenças degenerativas como câncer, arteriosclerose, derrame cerebral, hipertensão e outros sintomas.

A alimentação diária deve ser variada, ou melhor, o que você comer hoje deve ser repetido somente quatro dias após. Outrossim, deixar de comer carne de cadáveres não é tão importante; o importante é saber substituí-la!

Toda pessoa que deixa de comer carne vermelha precisa consumir alimentos ricos em cálcio, vitamina B12, zinco e proteínas. Os referidos nutrientes substituem a carne e são encontrados nos cereais integrais, nas nozes, nas castanhas, nas sementes de abóbora, nas sementes de gergelim, nas sementes de girassol, no amendoim, na gema de ovo, no peixe e no iogurte natural. Outros alimentos importantes são as frutas secas, o pão integral, a aveia, os feijões, o levedo de cerveja, os legumes e as vagens, como também as folhas verde-escuras e os brotos de grãos.

As vitaminas mais importantes para reconstituir as nossas células vitais e prevenir o câncer são: A, C, D e E. As vitaminas A e D são tóxicas se ingeridas em excesso.

Os ovos de galinha de quintal são ricos em vitamina B12, mas devem ser usados com cautela, pois a gema produz níveis altos de colesterol, especialmente se for frito. Portanto, não recomendamos usar mais de dois ovos por semana.

O peixe é rico em vitamina BI2, além de proteínas e iodo para o bom funcionamento da tireóide. A gordura do peixe tem ômega 3 considerado como "alimento para o cérebro, sistema nervoso e ossos". O ômega 3 age no sistema nervoso central fortalecendo o sistema imunológico e formando bom sangue. Pesqui­sas recentes mostram que o ômega 3 tem a mesma composição do tecido cerebral, tornando-se um "óleo da inteligência”, que influencia nas funções do metabolis­mo aumentando a produção de hormônios, ao tempo em que alivia o estresse, pre­vine a depressão, os distúrbios da menopausa, a TPM e a osteoporose. O ômega 3 estimula o cérebro na produção de um neuro-transmissor conhecido como “serotonina”, o hormônio da alegria e do prazer, responsável pela prevenção da depressão mental. Peixes, aveia, levedo de cerveja e sementes de linhaça, além da luz solar, são os remédios mais indicados para a cura da depressão, se associados à fé e confiança em Deus.

A vitamina D tem pouca importância no nosso organismo se não usamos o ômega 3 (óleo de peixe). Toda criança a partir do terceiro ano de vida precisa comer peixe para prevenir problemas de pele, memória e ossos. O peixe não pode ser de couro, pois tem uma substância conhecida como “cadaverina”, que é encontrada em cadáveres em decomposição. Portanto, não coma defuntos.

O leite é um alimento rico em gordura, portanto, essencial ao organismo huma­no até aos 11 anos de vida. Até essa idade, o leite atua como fonte de cálcio e vitamina B12, além de proteína. Nesse período de zero a 11 anos, as crianças têm o poder de absorver os depósitos de gordura do leite nas artérias pelos hormônios em desenvolvimento, sem prejudicar o sistema circulatório. Depois dos 11 anos de vida, o nosso organismo perde esse poder de proteção contra as gorduras oriundas do leite e de outros artigos alimentares. Com isso, o exces­so de gordura produzido pelo leite vai se acumulando nas paredes das artérias e, como conseqüência, teremos um elevado nível de colesterol, com riscos da arteriosclerose (endureci­mento das artérias), hipertensão, derrame cerebral, infarto cardíaco e osteoporose, visto que, o leite afeta os rins, o qual é obrigado a trabalhar mais e fora do normal para eliminar o excesso de gordura e termina eliminando também o cálcio pela urina. Daí o risco de osteoporose. O leite de soja, como também de outros vegetais como amendoim, gergelim, aveia e co­co não produzem gordura saturada. O regime alimentar pobre em sal e em gordura de origem animal é a chave da saúde que Deus deseja para os seres humanos.

Para se obter leite vegetal, sem gordura saturada, bata no liquidificar com 1/2 litro d’água, durante três a cinco minutos, 2 colheres de gergelim, ou 3 colheres de aveia, ou 8 colheres de amendoim cru sem a película. Após coar, adicionar duas colheres das de sopa de mel de abelhas e uma pitada de sal. Está pronto o leite vegetal para ser usado como alimento no des­jejum em substituição ao leite de origem animal.

O iogurte é outro alimento que deve ser usado pelo menos duas vezes por semana, pelas pessoas que deixam de comer carne. O iogurte, apesar de ser preparado com o leite de origem animal, não tem gordura saturada. No seu preparo são produzidos microorganismos que são denominados de "bacilos-orgânicos", os quais agem no organismo humano como protetores da flora intestinal, promovendo a produção de "interferona" no sistema imunológico, cuja substância inibe a multiplicação dos vírus que atacam o organismo. O iogurte, além de prevenir a osteoporose, aumenta a vitalidade da célula -T, uma das mais importantes do sistema de defesa do nosso corpo, ajudando no combate às infecções e fungos nas unhas. Quem consome iogurte tem mais saúde, e suas unhas ficam bonitas e brilhantes, dispensando o uso de esmaltes.

O café de torrefação, além de alterar o sistema nervoso central causando excitação nervosa e tremores das mãos, faz o seu consumidor perder as vitami­nas do complexo B e C pela urina, deixando o fígado desprotegido e susceptível a hepatite ou icterícia. Sobretudo, o café pode causar câncer no fígado, na be­xiga, no pâncreas e no útero. A cafeína encontrada no café é uma droga que causa dependência química a exemplo do fumo, da maconha e outros entorpecentes, além das drogas medicamentosas. Substitua o café por cevada torrada. ou sementes torradas de fedegoso, ou de girassol.

O açúcar refinado, não use; este causa bobeira mental, além de corrimento vaginal, mau hálito, cegueira noturna, gastrite, acidez estomacal, cárie dentária, impotência masculina, frigidez feminina, ansiedade, depressão, dificuldade de concentração e aprendizado etc. O açúcar rouba do nosso organismo a vitami­na C, como também as proteínas e os sais minerais, afetando o sistema nervoso e imunológico, ao tempo em que altera as funções cerebrais. Mas, os adoçantes são piores que o açúcar.

O frango e ovos de granja, nem pensar, a menos que você deseje ter cistos, poli- cistos e tumores no útero, nos ovários, na mama ou na próstata. As aves de gran­ja são criadas com hormônios sintetizados e antibióticos. Não passam de portadores de humores leucêmicos, cujas substâncias produzem câncer no sangue.

A carne bovina parece ser boa para a saúde, mas não é, pois não passa de um concentrado de gordura saturada, além dos venenos conhecidos como "ácido úrico”, "ácido sulfúrico" e “ácido fosfórico". Esses ácidos são responsáveis pelo surgimento de reumatismos, artrites, artroses, arteriosclerose, infartos cardía­cos e do miocárdio, além de derrame cerebral, varizes, paralisias, tumores no estômago, nos rins, nos intestinos e em outras partes do corpo.

O porco, este é um limpador público que Deus deixou no mundo para comer as porcarias que poluem a Terra ao redor do homem. O nome "porco" já diz que porcaria esse animal é. Não foi feito para ser comido, e sim para limpar a Terra, função essa que foi dada também aos urubus e aos peixes de couro. Deus, o próprio criador do porco, assim falou para o povo de Israel: "O porco, este vos será imundo; da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver" (Lev.11: 7 e 8). Isaias diz que "os que comem porco (por ocasião da segunda vinda de Cristo) serão consumidos, diz o Senhor" (Isa.66: 17). A carne do porco emporcalha o nosso sangue, podendo produ­zir lepra e câncer no cérebro e nos intestinos, como também no sangue. Porco é um animal imundo; e mais imundo é aquele que o come.

Os refrigerantes são deliciosos, não é verdade? - Mas não são recomendados para as pessoas que desejam ter melhor qualidade de vida. Os refrigerantes abarrotam o nosso organismo, sabe por quê? - São um concentrado de sacarose, açúcar refinado, cafeína e produtos cáusticos que são comumente usados na limpeza dos sanitários e, como conseqüência, degenera a flora intestinal, causando gastrites, diabetes, hipertensão, cáries dentárias, osteoporose e alergias respiratórias. A Coca-cola é pior de todos os refrigerantes, pois além de degenerar a flora intestinal, causa gastrite e osteoporose, como também, torna o sangue acidificado.

Como devemos comer

Coma uma variedade de fruta doce, no desjejum e uma salada crua de vegetais, temperada com molho Shoyu, no almoço. A salada crua de vegetais repõe as vitaminas e minerais no organismo, além de prevenir o câncer e outras doenças crônicas. O alimento cru (frutas ou vegetais) deve ser o primeiro prato de uma refeição.

O desjejum deve ser mesa farta: coma como um rei, tudo que você tem direito.

O almoço deve ser composto de apenas três a quatro variedades de pratos; coma como um príncipe.

O jantar deve ser o mais pobre possível, evitando os alimentos que foram usados no almoço: coma como um mendigo. No jantar, coma uma fruta ácida, e logo após, pão inte­gral ou "bolacha de sal e água.

Mas, a base de tudo para obtenção de uma saúde perfeita é a paz de espíri­to e uma consciência tranqüila, envolvendo a serenidade e a alegria interior. Devemos desenvolver fé e esperança através das quais o cérebro é estimulado a produzir “endorfina”, uma substância que previne e combate dores em geral. Quando o homem perde a fé em Deus não há mais nada o que perder na vida.

Os maiores inimigos do nosso "bem-estar fí­sico, mental e espiritual são: a tristeza, a inveja, o ciúme, a intemperança no comer, no beber, no pensar, no falar, no agir e no dormir, além das rivalidades, discussões e contendas entre professos cristãos, e também a ira e o desejo de vingança. Tudo isso contribui para as supra-renais produzirem “a adrenalina”, um veneno responsável pelas dores de toda natureza, além da hipertensão, infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Não há lei contra a concórdia, a mansidão, o domínio próprio, a bondade, a alegria, o amor ao próximo, a fidelidade e a paz da alma. Tudo isso se resume em QUALIDADE DE VIDA, a base do bem-estar que todo ser humano deseja conquistar.

— *WILSON DIAS, CRT/SP 23.553; CRT/BA 522-05

- Presidente da Associação Baiana de Medicina Natural e Preventiva (ABMNP);

- Delegado do Conselho Regional dos Terapeutas da Bahia;

-Terapeuta da Saúde, com Residência Terapêutica em São Paulo e formação em Fisiologia Humana e Digestiva, Nutrição Natural, Naturoterapia e Dietoterapia.

E-mail: wilson_terapeuta@hotmail.com;

Nenhum comentário: