sábado, 17 de maio de 2008

Como acontecerá a segunda vinda de Cristo?

“Eis que Eu virei com as nuvens, e todo olho Me verá”

Desde 1959, quando eu tomei conhecimento da mensagem adventista, buscava uma explicação do maior fenômeno da história terrestre: o segundo advento de Cristo; como se daria o Seu aparecimento, no céu? De que forma todo olho O veria? Como seria feito a colheita ou arrebatamento dos escolhidos? De que forma os escolhidos seriam conduzidos até ao terceiro Céu do trono de Deus? Que tipo de transporte seria utilizado para transportar os salvos? E quanto tempo o Senhor permaneceria na Terra recolhendo o Seu povo?

Cheguei a fazer um curso de teologia á distancia, pelo IAE (Instituto Adventista de Ensino), para obter maiores esclarecimentos sobre o assunto. Mas, somente depois de ler a Bíblia pela nona vez, com muita oração e humildade de espírito, além de pesquisar os escritos da profetisa mensageira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ellen G. White, obtive, pela graça de Deus e iluminação do Espírito Santo, respostas que eu tentei obter ao longo da minha vida religiosa.

A segunda vinda de Cristo é esperada por todos os moradores da Terra. As opiniões são diversas em torno desse assunto. Uma classe de religiosos ensina que a volta de Jesus será invisível aos olhos do mundo, e somente 144 mil pessoas O verão através do “olho da fé”. Outra classe diz que Cristo já veio em 1914, e está reinando entre nós desde aquele ano. Outra afirma que o arrebatamento será invisível sem a exibição de qualquer fenômeno. Outra religião assegura que Cristo não virá a segunda vez e, muito menos haverá um juízo final, achando que, na morte, as pessoas boas sobem ao Céu, em espírito, e as más vão para o inferno, enquanto os menos pecadores vão para o purgatório ou para um mundo de tormento, onde deverão expurgar os seus pecados, com direito a uma segunda oportunidade. Tudo isso não passa de ideologias humanas, sem qualquer fundamento na Bíblia.

a vinda de cristo SERÁ Visível

ou invisível?

— Após a Sua ressurreição, Jesus reuniu os seus seguidores: os 12 discípulos e os 70 apóstolos, num total de 82 pessoas, para dar as últimas instruções, antes de Sua partida. Enquanto falava com eles, Jesus subia à vista de todos, até ao céu. Naquele momento em que eles choravam com a subida de Jesus, dois anjos se colocaram entre os discípulos e apóstolos, e consolaram a todos com essas palavras: "Homens galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi recebido no Céu, assim virá do modo como O vistes subir” (Atos 1: 11).

Os mensageiros do Céu (os dois anjos) asseguraram aos discípulos e apóstolos que a segunda vinda de Cristo será visível ou corpórea. O próprio Jesus assegurou que no dia da Sua vinda todos os que forem encontrados vivos O verão descendo sobre uma nuvem, com poder e grande glória (Luc. 21: 27). Assegurou, também, que virá em companhia de todos os anjos, assentado no trono da Sua glória, à direita de Deus (Mat. 25: 31; Mar. 14: 62). E, Ele virá com as nuvens, que são representadas pelas miríades de anjos, e todo olho O verá (Apoc. 1: 7). O patriarca Jó disse que, quando Jesus se levantar sobre a Terra, ele O veria, não com o chamado "olho da fé”, mas com os seus próprios olhos (Jó 19: 25-27). “Na minha carne virei a Deus. Os meus olhos (carnais) O verão, e não outros” — concluiu Jó.

Onde Jesus deverá aparecer primeiro?

— Certo pastor muito famoso pelo seu carisma e poder de persuasão que atrai multidões de todas as camadas religiosas, durante o seu programa de televisão, declarou ser inexplicável o fenômeno do aparecimento de Jesus, uma vez que, segundo ele: "Jesus vai aparecer nas nuvens dos céus, e todos os moradores da Terra vão vê-lo a um só tempo”, dizendo ele que “os que moram no Japão e no Brasil verão ao mesmo tempo Jesus voltando”. Isto parece mais afirmação de um leigo ou inculto na Palavra de Deus.

Segundo Amós 8: 9, no dia da volta de Jesus, Deus fará o sol desaparecer ao meio dia, fazendo a Terra ficar em trevas. Como explicar esse fenômeno? A Terra em trevas, se o esplendor da glória de Jesus vai ser tão intenso que os ímpios não resistirão Sua luz e morrerão (Sal. 50: 3; Mar.16: 27; Mat. 24: 27; Mar. 8: 38; Tito 2: 13).

A manifestação da glória de Deus, por ocasião da vinda de Jesus, será visível. Portanto, as trevas serão dissipadas. Em um de seus livros (Primeiros Escritos, pág. 285), Ellen White declara que Cristo virá à meia noite. E, Jó 34: 20 faz essa mesma afirmação, dizendo: “À meia-noite as nações serão perturbadas, e findarão, e os santos serão tomados por força invisível”.

O percurso de Jesus - Jesus deverá percorrer toda a Terra, começando pelo Oriente, precisamente pelo "monte Megido”, que a Bíblia chama de "Armagedom" (Apoc.16: 16), onde Baraque e Débora exterminaram o exército de Sísera (Juízes 4), e onde o rei Josias foi derrotado pelo faraó egípcio Necau (II Reis 23: 28-30). Ali, por ocasião da segunda vinda de Cristo, as nações do Oriente estarão reunidas entre os mares Egeu, Negro e o Mediterrâneo, para bombardearem Jerusalém (Apoc. 16: 12 e 16; Dan. 11: 40, 44 e 45). Essa ação bélica contribuirá para ser deflagrada a Terceira Guerra Mundial, que poderá resultar na extinção da raça humana ante a ação das armas atômicas. Mas, Miguel (Cristo) se levantará para defender Seu povo e salvar todo aquele cujo nome encontra-se no livro da vida (Dan. 12: 1).

Será exatamente à meia noite, que Cristo se manifestará naquele lugar do Oriente onde, exatamente “à meia noite ouvir-se-á o grito: Eis o Noivo (Cristo), saiam ao Seu encontro” (Mat. 25: 6). Enquanto isso, no outro lado do mundo, ou seja, no Ocidente, onde o sol estará brilhando, em pleno meio-dia haverá trevas (Amós 8: 9). O profeta quer dizer com isso que o lado da Terra em que Jesus ainda não apareceu, ficará em trevas completa; por isso assim dizer: “Deus fará o sol desaparecer ao meio dia” (Amós 8: 9).

Os orientais, portanto, serão os primeiros seres viventes a ver Jesus voltando (Mat. 24: 27). Nós ocidentais, veremos a Jesus na Sua segunda vinda doze horas depois que Ele se manifestar para os que moram no outro lado da Terra, ou seja, no Oriente.

O “monte Megido”, também conhecido como "planície de Jezreel”, na rota do Egito para a Síria, situado em território israelense, segundo a astronomia, por volta de meia noite, essa planície fica na direção da constelação de Órion, o que confirma a afirmação de Moisés, em Jó 34, verso 20, como também de Ellen White, de que “o Senhor vai aparecer na Terra à meia noite”. Por essa constelação formada de 78 estrelas, diz ela: “Cristo e a cidade santa descerão por aquele espaço aberto” (Vida e Ensinos, pág. 111).

Começando pelo monte “Megido” (ou Armagedom), Jesus percorrerá toda a Terra, possivelmente a uma altura de 30 quilômetros, ou seja, no limite compreendido entre a Terra e a camada de ozônio, onde não há poluição. Abaixo dessa camada encontram-se a “estratosfera” e a “troposfera” e, apesar da distancia, por onde Ele passar os montes debaixo dEle se derreterão como cera diante do fogo que O acompanha, e os vales se fenderão (Miq. 1: 3 e 4; Sal. 50: 3).

Não quero com essas informações criar uma nova religião ou uma nova teoria sobre a segunda vinda de Jesus. Quero, sim, que os leitores da Bíblia pesquisem mais sobre o assunto da vinda do Senhor e se preparem para esse dia.

Quanto tempo JESUS permanecerá

na terra?

— Segundo Apocalipse oito, verso um, quando Cristo disser: “está feito!", e descer sobre a Terra, com a abertura do sétimo selo (Apoc.16: 16-21), haverá silêncio no Céu (do trono de Deus), pelo período de cerca de meia hora que, profeticamente, representa uma semana de sete dias. Presumivelmente, Jesus virá na forma de cortejo juntamente com o Deus Todo-poderoso e todos os anjos. Como a família celeste e toda a corte celestial vão acompanhar Jesus, na Sua vinda, e nenhum ser vivente vai ficar no lugar santo; então cumprir-se-á o que disse João: “Quando o Cordeiro (Cristo) abriu o sétimo selo (ou der início à primeira etapa da história do reino de Deus na Terra, com a participação dos remidos), que provocará a destruição dos que destroem a Terra (Apoc.11: 18), houve silêncio no Céu cerca de meia hora (Apoc. 8: 1).

Para cumprirem-se os sete dias de ausência dos seres celestiais, no Céu, na Sua segunda vinda, logicamente Cristo deverá gastar três dias de viagem, do Céu até o planeta Terra, onde deverá passar mais um dia de 24 horas, percorrendo toda a superfície terrestre, seguindo o mesmo trajeto e velocidade do sol, recolhendo, através dos Seus anjos, os escolhidos (Mat. 24: 31). Depois de um dia de 24 horas, na Terra, realizando a obra de ceifa, recolhendo o trigo (os bons) para o celeiro celestial, deixando o joio (os maus e violadores dos mandamentos de Deus), para serem posteriormente julgados e queimados, Cristo, agora, em companhia dos remidos, deverá gastar mais três dias de viagem de retorno ao Céu, para perfazer o tempo de sete dias, ou meia hora profética de Apocalipse oito, verso um. Conclui-se, portanto, que Jesus e Seus anjos virão à meia noite, em horário de Israel, devendo retornar ao Céu, também, à meia noite do dia seguinte, conduzindo os escolhidos de Deus.

Ellen White disse que “ninguém que tenha guardado o sábado entrará no céu do trono de Deus”. Entre os salvos a serem arrebatados por Cristo, naquele dia, a grande maioria não teve oportunidade para conhecer o sábado como dia de guarda; e para adentrar a morada eterna terão que guardar o primeiro sábado, nos limites do Céu, antes de entrar pelas portas da cidade santa onde Deus habita, afirma a profetisa.

Ora, se a Bíblia revela que haverá no Céu silencio de meia hora profética, ou seja, sete dias literais, conclui-se, portanto, que Jesus deverá sair com Seu cortejo de anjos da santa morada, no primeiro dia da semana – domingo –, chegando a esta Terra a meia-noite de quarta feira, dia dedicado a oração pelos adventistas do sétimo dia. Provavelmente, a meia-noite de quinta-feira, ou seja, 24 horas depois do Seu aparecimento, Jesus deverá retornar a casa Paterna, onde, nas suas imediações, antes da entrada triunfal, os remidos deverão guardar o primeiro sábado em companhia dos anjos celestes. A partir daí os salvos terão esse encontro com Deus de um sábado a outro, e de uma lua nova a outra (Isa. 66: 23).

Como será feito o transporte dos salvos?

— No venturoso dia da volta de Jesus, ao toque de Sua trombeta (I Tess. 4: 16), os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; sairão da sepultura com seus corpos transformados e puros. Os que forem encontrados vivos serão, também, transformados num abrir e fechar de olhos e, juntos – ressurretos e santificados vivos – serão arrebatados entre as nuvens, para o encontro do Senhor nos ares (I Tess. 4: 16 e 17).

Naquele dia, todos os moradores da Terra que forem encontrados vivos, bons e maus, verão a Jesus voltando sobre as nuvens. Tanto os salvos quanto os perdidos, naquele dia verão a Cristo, em glória, e se lamentarão (Mat. 24: 30; Apoc. 1: 7). O lamento dos salvos é porque muitos vão subir ao Céu sem a companhia de alguns de seus entes queridos, os quais ficarão para serem julgados e punidos, para pagar pelos pecados que cometeram por meio do corpo e da mente. O lamento dos perdidos é porque, muitos deles freqüentavam suas igrejas todos os sábados, e participavam da Escola Sabatina, e outros tantos eram assíduos à Escola Dominical, mas não quiseram se reformar, achando que já estavam salvos. Então, naquele dia eles farão o seguinte lamento: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos" (Jer. 8: 20).

Enquanto nas alturas, assentado no Seu torno de glória, à direita do Seu Pai (Mar. 14: 62), Jesus percorrerá toda a Terra na forma de cortejo, como disse anteriormente, seguindo o mesmo trajeto e velocidade do sol. Por onde Ele passar – diz a Palavra de Deus - vão derreter sob os Seus pés os altos montes da Terra (Miquéias 1: 3 e 4). Na sua passagem lenta ao ritmo do sol Ele dirá aos escolhidos: “Vinde benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mat. 25: 34). Enquanto isso, os escolhidos, com rostos alegres e braços erguidos para o alto, dirão: “Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará: este é o Senhor, a quem aguardávamos: na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos” (Isa. 25: 9).

Os que rejeitaram o sacrifício de Cristo na cruz, entretanto, não suportarão o esplendor da glória do Senhor, e correrão para as cavernas e penhascos dos montes, e dirão aos montes e rochedos: “Cai sobre nós, e escondei-nos da face dAquele que está assentado no trono" (Apoc. 6: 15 e 16).

A voz do Filho de Deus chamará à vida os santos mortos, que surgirão revestidos de gloriosa imortalidade. Os santos que forem encontrados vivos serão transformados num momento e, com eles, serão arrebatados e colocados numa grande carruagem, nas nuvens. Em meio a cânticos de louvor ao Criador, como também, em meio a muita música e abraços em saudação aos entes queridos e conhecidos que forem salvos, o grande carro mover-se-á para cima transportando os vitoriosos sobre o pecado, em direção à santa cidade (Primeiros Escritos, pág. 287 e 288; Vida e Ensinos, pág. 96). A grande carruagem será, possivelmente, uma espécie de cápsula preparada para superar a falta de oxigênio e a ausência de gravitação no céu astral. Em cada lado desse carro coberto de nuvens, como também debaixo dele, segundo Ellen White, haverá santos anjos que o farão mover, clamando em alta voz: “Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-poderoso!”

Como ficará a terra depois da SEGUNDA vinda do senhor?

— Enquanto os salvos são conduzidos ao Céu, com ajuda dos santos anjos enviados pelo Senhor, a Terra e o céu atmosférico serão abalados por trovões, ventos tempestuosos e relâmpagos (Sal. 77: 16-18) e, pela violência das águas ferventes, do mar e dos rios, serão sucumbidas todas as cidades litorâneas e ribeirinhas. Também, os terremotos derribarão todos os edifícios.

Um pouco antes do aparecimento do Senhor, as nuvens do céu atmosférico serão convertidas num só bloco de gelo. Mediante a passagem de Jesus por sobre a Terra, o calor dos Seus pés derreterá parcialmente o céu gelado, e blocos de gelo pesando um talento (entre 25 e 40 quilos) se desprenderão do alto, caindo sobre os ímpios, esmagando milhões que ficarão soterrados no gelo durante o período do milênio bíblico (Luc. 21: 25-27; Apoc. 16: 17-21). Nesse venturoso dia os escolhidos serão conduzidos ao reino de Deus, e todos os ímpios serão entregues à morte.

A Terra ficará desabitada, totalmente destruída, se movendo violentamente fora da sua órbita, cambaleando como um bêbado ou como uma rede de dormir (Isa. 24: 3, 19 e 20). Os que forem mortos no dia da vinda do Senhor não serão sepultados nem pranteados. E, nesse estado, a Terra permanecerá pelo período de mil anos (Jer. 4: 23-27; 16: 6; 25: 33; .Apoc. 20: 5 e 6). Somente o diabo e seus anjos permanecerão vivos sobre a Terra, como que presos em masmorra, nas trevas, pois eles serão reservados para juízo final (Isa. 24: 22; II Ped. 2: 4).

Por ocasião da segunda vinda do Senhor, Satanás e seus anjos tomarão a forma humana e perderão seus poderes de invisibilidade, como também de voar ou teletransportar-se. Nesse estado, eles se sentirão como “presos em masmorra”, pois não têm a quem tentar, nem como voar e se tornar invisível como antes. Essa prisão circunstancial durará pelo período de mil anos. Quando completar os mil anos, os ímpios deverão ressuscitar para enfrentarem o juízo final (Apoc. 20: 7-10).

No período do milênio a Terra ficará desolada com aparência de um deserto solitário repleto de corpos mortos de uma extremidade dela a outra. O quadro é de desolação, visto que, no dia da segunda vinda do Senhor, as cidades e vilas serão derribadas pelo grande terremoto que vai sacudir a Terra ante a presença do Filho de Deus; grandes crateras e cavernas que serão formadas na crosta terrestre com a remoção das montanhas que serão atiradas de um lado para outro fugindo da presença do Salvador. Também, do mar serão arremessadas pedras enormes contra as cidades e espalhadas por toda a superfície inundando a Terra com o sangue daqueles que se rebelaram contra a lei de Deus (Primeiros Escritos, pág. 289-291).

COMO SE COMPORTARÁ SATANÁS E SEUS ANJOS DURANTE O MILENIO BÍBLICO?

Durante os mil anos de paz, os anjos maus ficarão na Terra no mesmo estado físico dos seres humanos. A diferença é que os anjos são altos, com cerca de quatro metros de altura, com asas que medem sete metros de envergadura, quando abertas. Então, eles sentirão fome e, para sobreviver, se submeterão a comer as carnes dos cadáveres dos ímpios que serão entregues a morte no dia da vinda do Senhor, e ficarão estendidos como estercos sobre a face da Terra de uma extremidade a outra do Planeta (Jer. 16: 6; 25: 33).

No período do milênio bíblico não haverá luz do sol nem da lua sobre a Terra, e sim, somente trevas, muito frio e gelo (Zac. 14: 6). O diabo e seus anjos serão deixados nas trevas (Jer. 4: 23) ocasião em que “vão comer todos os dias, com muito enfado e indignação” (Ecl. 5: 17) as carnes dos cadáveres daqueles que serão entregues a morte por ocasião da vinda do Senhor.

O gelo que haverá de predominar sobre a Terra vai cobrir e conservar os cadáveres dos ímpios para não apodrecer. Então, ao sentir fome, com muito sacrifício, Satanás e seus anjos farão escavações à procura dos cadáveres dos ímpios, e assim se cumprirá o que está escrito: “Todas as aves (referindo-se aos anjos caídos) se fartarão das suas carnes” (Apoc. 19: 21). Portanto, os cadáveres dos perdidos, literalmente servirão de alimento para Satanás e seus anjos; e, espiritualmente, para Jesus e os remidos, que julgarão os ímpios e os anjos caídos, durante o período do milênio bíblico. As gorduras dos humanos que os anjos caídos vão comer deixá-los-á aquecidos, mantendo-os com vida na Terra gélida envolta em densas trevas. Eles se alimentarão dos cadáveres dos perdidos até ao final do milênio quando serão castigados (II Ped. 2: 4; Isa. 24: 22).

Satanás e seus anjos, no passado, induziram os judeus a se rebelar contra o Céu, levando-os a rejeitar e crucificar o Filho de Deus – Jesus Cristo – e, como recompensa, durante o cerco de Jerusalém, no ano 70 da nossa era, faltou alimentos; então os judeus se viram obrigados a matar e comer seus próprios filhos, para se cumprir o que havia predito o profeta Jeremias (Jer. 19: 9). O mesmo sucederá aos anjos maus. Eles serão deixados na Terra para recolher seus mortos, fazendo o papel de urubus ou limpadores da Terra, comendo as carnes dos cadáveres dos ímpios que eles fizeram se rebelarem contra Deus e contra Sua santa lei. Enquanto isso, os remidos estarão nalgum lugar celestial abrindo os livros dos atos dos seres humanos, em juízo de investigação, bisbilhotando a vida daqueles cujas carnes serão congeladas e devoradas pelo diabo e seus anjos, na Terra (Apoc. 19: 18 e 21).

Se você, meu amigo leitor, irmão ou irmã em Cristo, não se preparar para a segunda vinda de Jesus, será pego de surpresa e morto pela manifestação de Sua glória (II Tes. 2: 8) e, sobretudo, seus corpos serão congeladas e suas carnes usadas como alimento para saciar a fome de Satanás e os demônios das trevas durante o milênio bíblico, os quais permanecerão na Terra, nesse período, na mesma condição de seres humanos, sujeitos a canseira, enfado e dores.

Conclusão - Quando Lúcifer rebelou-se contra o governo de Deus, no Céu, tornando-se Satanás (ou enganador, tentador, acusador, sedutor), este foi expulso do lugar celestial, e com ele a terça parte dos anjos que lhe deram ouvido (Apoc. 12: 7-9 e 4). Os anjos expulsos do Céu deixaram suas coroas, as quais serão colocadas nas cabeças daqueles que serão resgatados da Terra. “Em toda a Terra, diz o Senhor, dois terços dos seus moradores serão eliminados (por ocasião das sete últimas pragas até o dia da vinda de Cristo); mas a terça parte restará nela. Essa terça parte (incluindo os sobreviventes e os ressurretos) farei passar pelo fogo (do Espírito Santo), e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Este é o Meu povo” (Zac. 13: 8 e 9).

Para você fazer parte da terça parte da Terra que será salva, e ser coroado por Cristo com as coroas que foram deixadas pela terça parte dos anjos caídos, o preço que você deverá pagar será: fé, perdão, obediência, amor, esperança, sofrimento, aflição, perseverança, abstinência, arrependimento, perseguição, tolerância, castidade e fidelidade. Enfim, aqueles que querem viver piedosamente em Cristo Jesus padecerão perseguição, devendo ser provados em tudo (II Tim. 3: 12). Assim recomenda o Salvador: “Não temas as coisas que tens de sofrer... sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apoc. 2: 10). “Aflições, cruzes (problemas de família), tentações, adversidades e várias provações, são os agentes divinos para nos purificar, santificar e preparar-nos para o celeiro celeste" - Ellen G. White, Tes. Seletos, vol. 1, pág. 313.

Salvação é coisa séria! Seremos salvos pela fé e julgados pelas nossas obras. Deus deseja salvar a todos. Ele diz: “Tão certo como Eu vivo, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva" (Ezeq. 33: 11).

Muitos dos professos cristãos não sabem que é um dever religioso preservar e promover a saúde física e mental; e ainda dizem: “Não se preocupe com o corpo; procure apenas salvar a alma". Estes ainda não receberam iluminação divina para entender as palavras de Paulo que diz: “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito Santo de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus que sois vós” (I Cor. 3:16 e 17). “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus" (I Cor. 10:31).

Quer você queira ou não, a reforma de saúde faz parte da reforma espiritual que contribui para nossa preparação para a segunda vinda de Cristo.

- Jesus está voltando... reforme-se!


Nenhum comentário: