sábado, 17 de maio de 2008

Aprendendo com os animais

“O justo observa a vida dos animais”

- Provérbios 12: 10


As pessoas mais sábias param para observar a vida dos animais e deles tiram grandes lições. O cão e o gato, por exemplo: Eles são grandes professores de alongamento. Ao despertar em um sono eles se alongam, fazem caretas e abrem bem a boca. Através deste procedimento os animais reativam a circulação do sangue, alinha sua coluna vertebral e relaxa bem seus músculos, nervos e tendões. Com isso, não vemos animais se queixando de dores de coluna ou de tendinite, LER, bursite e problemas circulatórios.

As pessoas menos sábias acham tudo isso sem valor, por entenderem que os animais não têm nada para ensinar. Como os perversos não atentam para a vida dos animais, como recomenda o sábio Salomão, eles sentem todos os sintomas médicos acima citados.

Normalmente, as pessoas são cruéis com o seu próprio corpo negligenciando o exercício físico ou uma simples caminhada que deveria ser praticado diariamente, além de alongamento do corpo ao despertar. As pessoas sem entendimento, quando despertam não se alongam, não se espreguiçam nem despertam os músculos, nervos e tendões por meio de alongamentos ou de alguma ginástica. Colocam os pés fora da cama, sem antes ao menos se espreguiçar como fazem crianças até o oitavo ano de vida e os animais que eles consideram como “brutos e irracionais”. Apressadamente se dirigem ao lavatório de rosto para escovar os dentes e, antes de chagar ao banheiro, já está estressado (a). Então, passam o dia todo mal humorado (a), com os nervos à flor da pele.

Os músculos, nervos e tendões devem ser despertados, sedados ou relaxados, ao despertar depois de uma noite dormida com a prática de algum exercício físico ou alongamento do corpo. Quando isso não é feito, teremos musculares, principalmente na coluna e na região lombar, dores artríticas, bursite, canseira nas pernas, irritabilidade, estresse, tensão no pescoço e ombros etc. as crianças de zero a oito anos são mais saudáveis e não sentem nada do que foi citado, isto porque, ao desapertarem, elas imitam cão e o gato, se espreguiçando. Portanto, ao despertar, se alongue, se espreguice, faça caretas e, ao colocar-se de pé, pratique ginástica e uma boa caminhada, se você deseja ter saúde, ou seja, melhor qualidade de vida.

O boi é outro grande professor. Enquanto os seres humanos, na sua maioria comem uma grande variedade de alimentos numa só refeição, o gado, quando é colocada diante de si mais de duas variedades de ração, ele come apenas um tipo do alimento. O homem, na sua maioria, age como o porco, que não se conforma comer menos de duas ou três variedades de alimentos. Quanto mais variedades de alimentos tiverem diante de si, o porco cujo exemplo não deve ser seguido se sente mais satisfeito, principalmente se o alimento for misturado com água. Algumas pessoas não comem como um porco, mas depois que comem bebem água por cima do alimento formando uma verdadeira lavagem no seu estômago e, como resultado, a digestão que se iniciam com a mastigação, é interrompida e as dores de cabeça, as náuseas e os problemas de visão se manifestam logo após. Para evitar tais desconfortos, aprendei com os animais!

E-mail: wilson_terapeuta@hotmail.com

Sites: www.terapeutawilsondias.vai.la www.oreformador.rg3.net









Nenhum comentário: